Com uma semana para o início do inverno, pelo menos onze incêndios florestais são registrados na cidade
Defesa Civil está elaborando Plano com ações preventivas
O inverno começa em uma semana, na próxima terça-feira, 21 de junho. Mas o Plano Inverno 2022 da Secretaria de Defesa Civil – que tem o objetivo de nortear as ações preventivas para o período de estiagem – está em fase de elaboração. Enquanto o órgão finaliza o plano, a poucos dias do inverno, a cidade já teve pelo menos três incêndios em vegetação em junho e 11 desde 1º de maio.
O objetivo do Plano é projetar ações de conscientização e prevenção para a estação mais seca do ano, quando a quantidade de chuva diminui e o índice de queimadas aumenta drasticamente. O trabalho – que vinha sendo feito pela Defesa Civil em anos anteriores – também detalha a função de cada órgão em ações emergenciais em ocorrências de queimadas.
Em 2020, um incêndio criminoso na Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras) destruiu mais de 3 mil hectares de vegetação. Naquele mesmo ano, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também sofreu com as queimadas que destruíram parte da área de floresta. Na época, o Corpo de Bombeiros montou uma grande operação e militares de municípios vizinhos atuaram no combate.
Em 30 de maio, a Defesa Civil anunciou que estava retomando as Rondas Preventivas, uma das principais ações do plano do último ano, após três incêndios terem sido registrados em Itaipava, no Bairro Esperança e no Caxambu, em um mesmo fim de semana. Porém, estes não foram os únicos registros de maio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito ocorrências de fogo em vegetação foram atendidas entre 1º e 31 de maio, todas elas em áreas não protegidas.
As queimadas foram registradas em Araras, Itaipava, Fazenda Inglesa, Cascatinha, Roseiral, Cascata do Imbuí, Samambaia e no Caxambu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados três incêndios entre os dias 1º e 12 de junho, em Itaipava, no Samambaia e no Quarteirão Brasileiro.
Quando anunciou o retorno das rondas, há quase quinze dias, o município informou que o Plano estava “na reta final de elaboração para ações de prevenção e enfrentamento ao período de estiagem”.
No dia 2 de junho, a Prefeitura anunciou que estava retomando mais uma ação do plano do último ano, com a volta do Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação, informe que alerta sobre áreas de maior possibilidade de ocorrência de fogo em vegetação e considera a umidade relativa, a temperatura do ar e o volume de chuva ocorrida na cidade.
Já nesta segunda-feira, 13, a Defesa Civil disse, em nota, que o Plano de Contingência para o período do inverno ainda “está em fase final de elaboração” e “será lançado nos próximos dias”.