• Com taxa de ocupação em 87%, município libera mais 12 leitos de UTI covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2021 20:11
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Para suprir a demanda por internações de pacientes com covid-19, que subiu nos últimos dias, a Prefeitura solicitou ao Hospital Nossa Senhora Aparecida a liberação de 9 leitos de UTI pactuados que estavam bloqueados e contratualizou mais três leitos de UTI para pacientes com covid-19. De acordo com a Prefeitura, os novos leitos já foram liberados para pacientes nesta quinta-feira (18) e o restante será liberado até a sexta-feira.

    A Prefeitura informou que está reestruturando o atendimento em unidades próprias para a abertura de 23 leitos de retaguarda (temporários), entre clínicos e UTIs. No Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, oito leitos clínicos foram abertos no domingo para atender pacientes com covid-19.

    A Prefeitura garantiu que também haverá mudanças também no Hospital Alcides Carneiro: em uma ala separada no Posto de Urgência (PU) serão disponibilizados quatro leitos clínicos e quatro de unidades avançadas (equivalentes a UTIs), também para receber pacientes com covid-19.

    A estrutura de UTI para atendimento de pacientes com covid na unidade de saúde passará a contar com 14 leitos a partir da próxima semana – hoje, são apenas 7 em funcionamento.

    “Todos os esforços têm sido feitos tanto na rede pública quanto junto às unidades privadas para ampliarmos os leitos para suprir a demanda por atendimentos a pacientes com covid-19. Mas nada disso irá adiantar se as pessoas não respeitarem as regras e colaborarem. Faço um apelo para que as pessoas usem máscara, saiam de casa somente em caso de necessidade e sobretudo para que evitem as aglomerações”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa Filho.

    A Prefeitura informou que também vem articulando junto a unidades de saúde da rede privada a contratação de mais leitos. O município poderá, ainda, contar com reforço nos leitos clínicos: o Hospital Santa Mônica aguarda apenas a liberação da Vigilância Sanitária Estadual, o que deve acontecer ainda nesta sexta-feira. A unidade dispõe de 51 leitos clínicos, que serão somados à rede de saúde à disposição do município.

    Últimas