• Com quase mil reclamações, operadoras de telefonia lideram ranking no Procon

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/08/2018 19:33

    As operadoras de telefonia lideraram o ranking de reclamações no Procon Petrópolis no primeiro semestre deste ano. Foram quase mil atendimentos envolvendo a Oi, que lidera a lista com 757 reclamações; a Claro, com 142 reclamações; a Vivo, com 50 reclamações; e a Tim, com 46 registros. Segundo dados do Procon, 96% dos casos registrados são resolvidos pelo órgão. 

    O Procon acredita que o grande número de reclamação tenha relação com a facilidade de acesso ao órgão e a resolutividade, já que o Procon mantém canais de comunicação com as operadoras, facilitando e agilizando o atendimento ao consumidor.

    Entre as reclamações registradas contra a operadora estão algumas reclacionadas a oferta de internet em velocidade inferior à contratada, falhas técnicas relativas ao sinal de internet e TV e cancelamentos solicitados pelos clientes e não efetivados pela operadora, entre outros. Além disso, també há casos de aumento significativo do valor na fatura, com a inclusão de pacotes não contratados sem justificativa e incompatível ao serviço ofertado e contratado, e a venda casada.

    Já em relação às operadoras Vivo e Tim os problemas apontados são os mesmos: cancelamentos solicitados e não efetivados e inclusão na fatura de serviços não contratados. No caso da Claro, a constatação é de que a oferta de velocidade de internet entregue é inferior à contratada.

    “Temos um número alto de reclamações contra as operadoras, mas, hoje, os canais diretos que possuímos com as empresas nos possibilita uma resolutividade de 96% dos casos apresentados. Nossa intenção com esse trabalho é agir na fonte, trabalhar para evitar que novos problemas do tipo ocorram”, pontuou o Coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    Em julho o Procon realizou uma fiscalização nas lojas físicas para vistoriar o tempo nas filas. De acordo com a Lei Municipal 76677/2018, o consumidor só pode permanecer por 15 minutos aguardando atendimento no local e 30 min em dias após feriados. Nenhuma empresa foi notificada.

    Para registrar denúncias basta entrar em contato com o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; e pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.
     

    Últimas