• Com protocolos diferentes, Prefeitura terá que aplicar todas as doses da vacina da Pfizer em cinco dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2021 11:07
    Por Janaina do Carmo

    Petrópolis recebe nesta segunda-feira (24), o primeiro lote de vacinas da Pfizer – 2.340 doses – contra a covid-19. O imunizante tem protocolos diferentes de aplicação e armazenamento por isso a Prefeitura terá que aplicar todas doses em até cinco dias. O governo municipal anunciou que está fazendo um planejamento para cumprir o prazo e que as equipes de vacinação estão sendo orientadas sobre o manuseio e aplicação da vacina.
    “É importante que as pessoas saibam que o protocolo desta vacina é diferente não apenas em relação ao armazenamento em baixas temperaturas, mas também quanto ao preparo para a aplicação. A Pfizer deve ser diluída em soro fisiológico e a dose deve ser de 0,3ml – não 0,5ml como no caso da CoronaVac e AstraZeneca. As equipes de vacinação já foram orientadas e as pessoas precisam saber destes detalhes e das diferenças entre as vacinas” , esclareceu o Secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

    Leia também: Vacina da Pfizer tem protocolo de aplicação diferente das demais: saiba como será
    O intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose da Pfizer/BioNTech é de 12 semanas, ou seja três meses, assim como a AstraZeneca. A Prefeitura também divulgou um vídeo nas suas redes sociais esclarecendo as pessoas sobre a aplicação desta vacina.
    Além de Petrópolis outras 18 cidades do Rio de Janeiro com população acima de 150 mil habitantes vão receber as doses da vacina Pfizer do Governo do Estado nesta segunda-feira. São elas: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.

    Últimas