Com problemas estruturais no prédio, PSF do Alto da Serra passa a funcionar em local temporário durante reforma do imóvel que abriga a unidade
A Prefeitura de Petrópolis informou que o Posto de Saúde da Família (PSF) Frei Leão, no Alto da Serra está funcionando, temporariamente, na Rua Alyntor Werneck, 68, enquanto são realizadas obras de reforma geral no imóvel que abriga a unidade, localizado na Rua Teresa, 2.024.
O prédio, já antigo, possui problemas estruturais há anos. No mês passado, após uma forte chuva que atingiu o município, pacientes que buscavam atendimento no posto, relataram diversos problemas no imóvel enquanto esperavam para ser atendidos, dentre eles, parte do forro da unidade teria caído e atingido uma paciente.
Dentre os principais reparos necessários, estão as manutenções na parte estrutural, que apresenta paredes mofadas e problemas no telhado. A parte elétrica e hidráulica também necessita de reparos.
Segundo a Prefeitura, o novo espaço fica em frente ao Colégio Estadual Rui Barbosa, a menos de 100 metros de onde funcionava o PSF. Após ser alugado pelo município, o local temporário passou por adequações para receber uma unidade de saúde: instalações da parte elétrica e de internet, além das mudanças de mobiliário e equipamentos, e organização do espaço.
“Buscamos uma casa que fosse o mais próximo possível do antigo imóvel. Para que a mudança trouxesse o menor impacto possível na vida da população que é atendida pelo PSF. Essa mudança vai viabilizar as obras no outro imóvel, para que a gente possa devolver aquele espaço totalmente reformado para a população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Ainda segundo o município, após a conclusão do processo de mudança, a partir da próxima semana os agendamentos serão realizados normalmente.
“Estamos retornando também, no PSF do Alto da Serra, com o atendimento do terceiro turno, que é o atendimento noturno, até as 20h”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.