Com previsão de fortes chuvas para o fim de semana, Enel emite alerta aos clientes e aciona plano de emergência
Alvo de reclamações pelo serviço prestado, principalmente pelas interrupções no fornecimento de energia em dias de fortes chuvas, a Enel Rio informou que acionou o seu plano de emergência para eventos climáticos, tendo em vista o alerta meteorológico para a possibilidade de tempestades entre esta sexta (19) e domingo (21) no estado do Rio. A empresa informou, ainda, que contará com reforço das equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia nos 66 municípios atendidos pela Enel.
Vale lembrar que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve, na última semana de 2023, uma decisão da 4ª Vara Cível de Petrópolis que obrigava a Enel Distribuição Rio a apresentar, até o dia 15 de janeiro, um plano de contingência específico para este verão na cidade.
Segundo a concessionária, o plano para este fim de semana prevê a mobilização de até três vezes o número de equipes em campo e o reforço de todos os canais de atendimento, incluindo o call center, que poderá ter a capacidade dobrada em casos de um evento climático severo. Desde a manhã desta sexta-feira (19), a empresa informou que tem realizado ações de comunicação direta com os clientes cadastrados, incluindo o envio de e-mail para alertar a população sobre os riscos das chuvas.
Em situações de contingência, a Enel orienta o cliente a priorizar as solicitações de falta de luz pelos canais digitais da concessionária: site (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) e WhatsApp Elena: (21) 99601-9608.
Durante a tempestade, permaneça em segurança:
– Se encontrar um cabo partido, não se aproxime;
– Não encoste em objetos metálicos: como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente;
– Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;
– Busque abrigo seguro: em caso de ventos intensos, procure locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas;
– Evite áreas arborizadas: durante tempestades, há risco de queda de árvores.