• Com ocupação limitada, salas de cinema do Centro, registram aumento gradual de público

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/01/2021 15:41
    Por Vivian Dutra

    Reabertas desde o mês de novembro, as salas de cinema da cidade, têm registrado aumento gradual no número de frequentadores. O maior movimento começa a ser espelhado pelas três unidades de exibição em funcionamento no Centro. Com a capacidade de ocupação reduzida em 50%, nos dois meses de retomada das atividades, foi registrado um crescimento de 30% de público se comparado com o primeiro mês. A atividade segue os protocolos de prevenção a Covid-19, indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A menor oferta de poltronas para venda é uma delas.

    Dos 329 lugares nas salas de cinema reabertas no Centro, apenas 164 estão disponíveis na bilheteria. Além das três salas do Shopping Mercado Estação, Petrópolis conta ainda com as do Cine Itaipava, no Shopping Estação, com 84 lugares. A redação da Tribuna de Petrópolis não conseguiu contato com os administradores do local, mas a ocupação na unidade do distrito também segue as orientações de distanciamento, o que foi constatado em aplicativo de compra on-line, com o qual, não é possível adquirir ingressos para poltronas em fileiras próximas. As salas do Hipershopping, no Alto da Serra, ainda seguem fechadas.

    Mesmo com a exigência de distanciamento de 1,5 entre as poltronas, a experiência de voltar a uma sala de cinema foi aprovada pela professora e jornalista, Mariangela Carvalho Florenciano, de 53 anos. Frequentadora assídua de sessões de cinema, a professora sentiu com o fechamento exigido por conta do período de maior exigência no isolamento social.

    “Achei maravilhoso, pois seguindo os protocolos, é possível assistir aos filmes, com risco minimizado. Depois de quase um ano, estava com tanta saudade de ir ao cinema, foi um momento muito especial”, disse Mariangela, que foi acompanhada da família para a primeira sessão após a reabertura. “O sentimento foi de gratidão por usufruir de um bem cultural tão especial como o cinema”, acrescentou.

    Para seguir as normas de segurança, o público tem que respeitar o distanciamento dentro das salas, mesmo em grupos maiores, só é permitida a proximidade de duplas nas poltronas, nas unidades do Centro. De acordo com a organização do local, para as sessões, é disponibilizado álcool em gel em diversos pontos de acesso do cinema; o consumo de alimentos é liberado somente dentro da sala, com o espectador sentado em seu lugar pré-marcado; o fluxo de saída ao final da sessão é organizado fila a fila, orientado pela equipe do cinema; o uso de pias em banheiros é alternado; a ocupação nos banheiros é controlada; é feita a aferição de temperatura dos funcionários e dos espectadores na entrada do cinema; o uso de máscara e EPI é obrigatório entre os profissionais; o intervalo entre as sessões foi ampliado; a higienização das salas é feita com regularidade.

    “Estamos nos empenhando de verdade para manter os protocolos de segurança, mas proporcionar ao espectador uma programação recheada de filmes de qualidade, vem sendo o grande empenho dos últimos dias”, pontuou Gilberto Leal, CEO da Rede Cinemaxx, reforçando que os protocolos de segurança são rígidos e seguidos fielmente pelas unidades cinematográficas.

    Com a possibilidade de voltar a ter o cinema como opção de lazer, Mariangela destaca a importância das pessoas de conscientizarem e seguirem os protocolos de segurança como prevenção a Covid-19. “Se todos seguissem os protocolos, principalmente com a higienização, o uso de máscaras e não aglomerando, não precisaríamos ser privados de nossa liberdade, nem de usufruir diversos bens. Como muita gente não entende, acaba ficando a cargo dos locais públicos, bares, restaurantes, cinema, igrejas, teatro, etc. estabelecerem normas para receber as pessoas”, destaca.

    Neste fim de semana, as salas de cinema estão com programação nova. No Centro, estão em exibição: O Mensageiro do Último Dia; Possessão – O Último Estágio; Um Tio Quase Perfeito 2; Mulher Maravilha 1984; Estanho Passageiro – Sputinick; e Pinochio. Os horários e detalhes sobre os filmes podem ser conferidos no site da rede de cinema.

    Últimas