• Com obras na fase final, reinauguração da Catedral deve acontecer em junho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2022 18:30
    Por Helen Salgado

    Entre os pontos turísticos mais visitados de Petrópolis está a Catedral São Pedro de Alcântara. O templo recebe anualmente 300 mil visitantes que se encantam com a sua arquitetura neogótica. A expectativa é que a restauração da Catedral e a abertura de novas áreas para visitação aumente o interesse das pessoas em visitar a Igreja. Em obras desde fevereiro de 2021, a previsão é que a reinauguração aconteça nos próximos dois meses.

    Essa é a primeira vez que o templo passa por uma reforma completa desde a sua construção, em 1925. Neste momento, a obra está na sua fase final. Estão sendo realizados trabalho de finalização, limpeza e instalação dos equipamentos para galeria e outros.

    Novidades na Catedral

    A Mitra Diocesana informou à Tribuna que, com a reforma, vão fazer parte do templo uma galeria expositiva e a passarela entre o telhado e as cúpulas, assim como a visita à torre do sino. Além disso, haverá totens permitindo que as pessoas acessem informações sobre a história e curiosidades sobre a Catedral.

    O retorno da imagem de Nossa Senhora das Graças para a praça (jardim), que fica na lateral da Catedral também é uma novidade. É importante ressaltar que a imagem existe e estava na praça antes da construção da Catedral. Com sua construção foi levada para dentro da igreja e agora retorna para o seu local de origem.

    A restauração do templo será dividido em três partes: restauro externo do edifício, abrangendo, entre outros, a recuperação da cobertura e do madeiramento estrutural, elementos de ornamentação e calhas, recolocação das rosáceas e modernização de toda parte elétrica no interior e exterior da igreja, assim como instalação de sistema de combate a incêndio; restauro e a requalificação interna, com recuperação de elementos artísticos. Implantação da galeria expositiva nos dois primeiros pavimentos da torre que antecedem o sino; nas suas cúpulas e agulhas neogóticas serão instaladas uma passarela e telas de projeção para contar a história da construção da catedral, bem como exibir documentos históricos da fundação da cidade.

    Além disso, o projeto da Catedral prevê o restauro artístico de seus elementos, à implantação de galeria expositiva em sua estrutura interna, que permitirá a exposição de obras artísticas e para obras de reforço estrutural da Catedral, fundamentais para sustentação da igreja devido às fortes chuvas.

    De acordo com informações da Mitra Diocesana, o projeto nasceu da experiência de Dom Gregório Paixão, OSB, com a restauração de Igrejas em Salvador (Bahia) e principalmente do Mosteiro de São Bento. Inicialmente, a partir das pesquisas realizadas nasceu o livro “A Catedral de Petrópolis: Santuário da Memória da Cidade Imperial”, publicado em 2016. O projeto, além do recurso do BNDES, conta com apoio do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura de Petrópolis.

    Horário de funcionamento

    Mesmo com a reforma a todo vapor, a Catedral se manteve de portas abertas para receber fiéis e turistas. As missas são celebradas todos os dias, de segunda a sábado às 8h e no domingo, às 9h30, 11h30 e 18h30.

    O local está aberto à visitação de terça a domingo de 8h às 17h.

    Últimas