• Com licitação já realizada, obras de revitalização do Theatro Dom Pedro ainda não foram iniciadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2023 08:46
    Por Enzo Gabriel

    Fechado desde 2019, o Theatro Dom Pedro segue aguardando o início das obras de revitalização. Em agosto, a empresa Enge Prat Engenharia e Serviços Ltda foi declarada vencedora do processo licitatório para a realização das intervenções, mas os serviços ainda não foram iniciados.

    A reforma do teatro irá custar pouco mais de R$ 2,4 milhões, em uma obra que deve durar cerca de oito meses entre início e conclusão. De acordo com a planilha físico-financeira da obra, os trabalhos mais caros dentro do orçamento estabelecido são os revestimentos para a recuperação e restauro interno do teatro, a instalação de ar-condicionado e do sistema de combate à incêndio, os revestimentos do prédio anexo, as esquadrias e os elevadores.

    Após a realização da licitação, no fim de julho, duas empresas entraram com recursos contra a decisão inicial, mas seguiram sendo consideradas inabilitadas para o serviço pela Comissão Permanente de Licitações.

    Promessa de início em breve

    A Prefeitura foi questionada sobre o início das obras e afirmou que com a retomada dos repasses do ICMS será possível dar andamento ao processo e que as obras devem ser iniciadas em breve.

    O Governo Municipal também ressaltou que encontrou as obras paralisadas quando assumiu a gestão em dezembro de 2021 e que, após as intervenções serem retomadas em 2022, decidiu pelo distrato do contrato com a empresa responsável anteriormente, já que apenas 25% do trabalho estava concluído.

    90 anos de histórias

    O Theatro Dom Pedro foi o terceiro a ser inaugurado em Petrópolis, existindo desde 1933. Por seis anos, entre 2003 e 2009, o local foi chamado de Teatro Municipal Paulo Gracindo, até voltar ao seu nome original. Apesar de sua importância para a arte no município, o espaço está fechado há quatro anos.

    Últimas