• Com exposição de Mauricio de Memória, Piccola Arena inaugura novas instalações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Ao todo são mais de 1200 m² de área construída, em meio à exuberante natureza do Rocio, em Petrópolis

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O complexo cultural projetado pelo artista Mauricio de Memória para a comunidade do Rocio e para os petropolitanos, acaba de expandir seu conjunto de instalações. Concluindo um sonho acalentado há 20 anos, o centro cultural ganhou três novos andares, ampliando ainda mais as atividades culturais.

    Para marcar a inauguração dos novos espaços, o artista abre, neste sábado (25), a partir das 16h, a mostra “Simplesmente pintura”. São cerca de 30 obras, a maioria em grandes formatos, que ocuparão as galerias. A curadoria é de Jeanne Duarte. O trio de Diego Teixeira (voz, violão, percussão) anima a festa com samba e MPB.

    Todo o empreendimento foi construído ao longo dos anos com recursos próprios de Memória, que anunciou que vai transformar todo o complexo em uma Fundação. A herança cultural será de todo o município, inclusive o acervo pessoal – com mais de 500 obras.

    O conjunto reúne duas  galerias com mais de 100 m² cada, um teatro de arena (120 lugares) cujo teto é retrátil, um bistrô (44 lugares), o ateliê de Mauricio de Memória, acoplado a uma outra galeria a céu aberto, e agora, a sala multiuso e a sala de acervo técnico. Ao todo são mais de 1200 m² de área construída, em meio à exuberante natureza do Rocio, em Petrópolis

    Novas instalações permitirão cursos de arte e recuperação de acervos

    A nova construção agrega ainda mais valor ao centro cultural. No térreo, o ateliê do artista foi ampliado e pode atuar também com projetos de recuperação de acervos de pintura e escultura. No segundo piso, foi construída uma sala multiuso capaz de receber cursos de arte e oficinas. O terceiro piso foi inteiramente pensado para o acervo técnico, abrigando as mais de 500 pinturas do artista.  

    Uma vida dedicada à arte

    Primeiro veio a escultura, depois a pintura. É com esta arte, pintada diariamente ao longo de mais de 30 anos, que Maurício de Memória acumulou vasta produção, hoje catalogada, e que pode ser vista no novo acervo que fará parte da fundação. Desde sua passagem pela Escola Nacional de Belas Artes, até os anos vividos na Europa, principalmente na Itália, os olhos foram treinados para ver a beleza das formas e das técnicas. Não há um único estilo, mas um estilo único, capaz de ser reconhecido em qualquer parede.

    Foto: Divulgação

    “Simplesmente Pintura”é um recorte desta totalidade. Incorpora experiências pessoais do artista, sua vivência no Rocio, com elementos e formas que perpassam sua obra ao longo do tempo: mulheres, paisagens, bicicletas, barcos e alguns seres do imaginário. Factuais, como a Guerra na Ucrânia, também foram contemplados. Uma série de autorretratos e outra tendo Picasso como inspiração completam a mostra. 

    Simplesmente pintura

    Abertura – dia 25 de março, sábado, 16h. 

    Para o vernissage, música ao vivo, a cargo do trio de Diego Teixeira (voz, violão e percussões).

    A exposição vai até 21 de maio 2023

    Visitação: sábados, domingos e feriados, 11h às 17h

    Visitação escolar mediante marcação

    Mais informações: (21) 99672-6153

    Entrada gratuita

    Últimas