• Com entrada gratuita, I Festival Internacional das Montanhas acontecerá neste sábado, no Bonfim

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Neste sábado, dia 9 de dezembro, o Auá Hostel vai comemorar o Dia Internacional das Montanhas com a realização do I Festival Internacional Cultural e Ambiental das Montanhas, o “Ficamos”. O evento vai proporcionar ao público mais de 12 horas de programação voltada para a integração de iniciativas sustentáveis, conhecimentos científicos, práticas culturais e ambientais.

    “A comunidade petropolitana, de maneira geral, poderá se beneficiar acessando saberes de maneira integrada, sem separar natureza e cultura, corpo e mente, ciência e saber tradicional. Afinal, cuidar da natureza é, antes de tudo, cuidar de si. Nosso espírito é natureza, portanto, dançar e celebrar é cuidar do espírito, que é parte integrante das montanhas e do ambiente, do qual somos apenas a extensão.”, explica Pedro Zeno, guia de ecoturismo, cientista social e fundador da operadora Mais Trilhas RJ.

    Com entrada gratuita, a programação terá início às 8h, com uma aula de Hatha Yoga, seguida pela abertura oficial e um café da manhã colaborativo às 9h. O evento ainda vai oferecer exposições pedagógicas sobre biodiversidade, aves locais, geologia e fotografia, proporcionando um aprendizado enriquecedor.

    Ao longo do dia, os visitantes terão a oportunidade de explorar e adquirir produtos locais, como as geleias da Serra, do Movimento dos Pequenos Agricultores e da Rede Bonfim Mais Verde.

    “Teremos grandes cientistas e detentores de saberes tradicionais, representando instituições e movimentos populares do município, da região e das unidades de conservação locais. Conhecimentos acadêmicos, do serviço público local, de áreas protegidas, de quilombolas, que mostram a importância do olhar cultural em relação às áreas protegidas e seu entorno, considerando a inclusão de outros saberes, além dos acadêmicos e técnicos.”, conta Zeno.

    Confira a programação completa:

    Durante o festival, a casa oferecerá bebidas, porções e lanches locais, com a sugestão de consumo no bar para apoiar o movimento local independente.

    O Festival Ficamos é gratuito, mas na parte da tarde haverá um ingresso solidário, para quem desejar contribuir com os custos dos músicos e artistas locais. A casa possui wi-fi, aceita cartão, e oferece desconto para quem desejar se hospedar. O espaço é familiar e caseiro, ideal para aproveitar um dia inteiro nas montanhas.

    O Auá Hostel fica na Estrada do Bonfim, nº 3048. Dica extra: após passar o restaurante Tourinho, mantenha-se à esquerda. Há 2 estacionamentos próximos do local.

    Últimas