• Com entrada gratuita, Flipetrópolis inaugura exposição inédita “Portinari para Crianças” no Palácio de Cristal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A primeira edição do Flipetrópolis, Festival Literário Internacional de Petrópolis, promete encantar o público com a inauguração da exposição educativa “Portinari para Crianças”, uma iniciativa inédita no país que traz 42 reproduções das obras do renomado pintor Candido Portinari. Com curadoria de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, a exposição será aberta ao público no Palácio de Cristal, em Petrópolis, no dia 18 de março, às 19h, com entrada gratuita.

    A mostra apresenta 42 totens com reproduções das obras do artista, destacando crianças envolvidas em atividades lúdicas, mas também abordando questões sociais e culturais.

    Segundo Guilherme de Almeida, cada obra escolhida é como uma página do diário de Portinari, repleta de lembranças vívidas e cores que ressoam com a alma infantil. “O desafio foi traduzir não apenas a técnica magistral, mas a essência pura da infância que Portinari tão habilmente capturava. Foi uma imersão no universo mágico e atemporal que ele pintou com tanto amor. Foi mais do que uma curadoria; foi um diálogo com a criança que existe em todos nós.”

    Alguns dos trabalhos mais significativos de Portinari, como a icônica obra “Os Retirantes” (1936), “Menina Sentada” (1943) e “Meninos Brincando”, concluída em 1955, fazem parte da exposição. A mostra também apresenta pinturas que retratam membros de sua família na infância, como “Retrato de João Candido” (1939), que representa seu filho ainda bebê, e “Denise com o gato” (1960), um retrato da única neta que Portinari teve o prazer de conhecer.

    Foto: Divulgação

    Legado ético e humanista

    Ao abordar a contribuição educacional da arte de Portinari, João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto, enfatiza: Portinari nos deixou um legado riquíssimo, mas não ‘apenas’ pictórico, plástico. Um legado ético e humanista, que muito tem a dizer para um mundo hoje tão conflagrado pela violência, pela injustiça social, pelo desrespeito ao sagrado da vida. Em entrevista, ele declarou: ‘É preciso haver uma mudança. O homem merece uma existência mais digna. Minha arma é a pintura…’ Sua obra não nos traz apenas linhas, formas, volumes e cores. Ela é um grito por valores de não violência, de fraternidade, de justiça social, de respeito ao sagrado da vida. Nosso educativo foi construído a partir desta constatação. Neste mundo tão ameaçador que vamos adentrando, o que de melhor para transmitir aos nossos filhos e netos do que esses valores? Junta-se a isto a extraordinária percepção que as crianças têm das imagens. Construímos nosso Educativo (do Projeto Portinari) não só sobre as imagens das obras, mas também sobre os 30 mil documentos de nosso acervo: poemas de Portinari, seus escritos, conferências, etc. As cartas que trocou com seus parentes e amigos. A aliança entre nosso desejo de passar esses valores às crianças e a aptidão delas em recebê-lo por intermédio das imagens das obras, e dos poemas e demais escritos do pintor e de seus contemporâneos, constituem o terreno fértil onde o Projeto Portinari vai tocando os corações e mentes dos pequeninos, fomentando o seu espírito crítico e sua visão do mundo e da vida.

    Foto: Divulgação

    Influência literária

    Guilherme de Almeida também destaca a evidente influência literária nas obras de Portinari. “Sua parceria com renomados escritores e poetas, como Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, deixou marcas significativas em sua expressão artística. Essa influência se manifesta na capacidade de Portinari de contar histórias visualmente. Suas pinturas são como páginas de um livro. Os personagens que povoam suas telas parecem saltar das páginas de um romance, e os temas sociais e culturais explorados refletem um diálogo constante entre as artes visuais e literárias. Essa intertextualidade enriquece as obras de Portinari, proporcionando aos observadores uma experiência única e multifacetada que transcende as fronteiras entre a pintura e a literatura”, relata.

    O Festival Flipetrópolis, patrocinado pelo Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, acontecerá entre os dias 1º e 5 de maio (quarta-feira a domingo), no Palácio de Cristal, com o tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”. O presidente do festival é o jornalista e gestor cultural Afonso Borges, responsável também pelo Fliaraxá, Flitabira,  Fliparacatu e o projeto “Sempre um Papo”, vigente há 38 anos. São também curadores do Flipetrópolis os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias e Gustavo Grandinetti. 

    Mais sobre o Projeto Portinari

    Fundado em 1979 por João Candido Portinari, filho único do artista, o Projeto Portinari é voltado para a preservação da vida e obra do pintor. A instituição também visa colocar a obra do artista a serviço da busca da identidade cultural brasileira e preservação da memória nacional. Além disso, pretende contribuir para uma ação sociocultural ampla, voltada para melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro.

    Foto: Divulgação

    Nessa perspectiva, o Projeto conta com um levantamento de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras atribuídos ao pintor, assim como mais de 25 mil documentos sobre sua obra, vida e época; pesquisa da autenticidade das obras; processamento digital das imagens; organização do arquivo de correspondência e do acervo de fotografias históricas, filmes e recortes de mais de 10 mil periódicos, livros, monografias, textos e memorabilia; registro de mais de 70 depoimentos de artistas, intelectuais, políticos, amigos e parentes de Portinari, totalizando mais de 130 horas gravadas; além da publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira publicação dessa natureza em toda a América Latina.

    Mais informações:

    “Portinari para Crianças”

    Quando: De 18 de março a 7 de maio

    Onde: Palácio de Cristal (R. Alfredo Pachá, s/n – Centro/Petrópolis)

    Entrada gratuita.

    Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

    Quando: De 1º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo

    Onde: Palácio de Cristal (R. Alfredo Pachá, s/n – Centro), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis

    Entrada gratuita.

    Mais informações: www.flipetropolis.com.br 

    Últimas