• Com duas edições realizadas neste ano, Simpósios da Paz da Comunidade Ahmadia promovem diálogo e reflexão

  • 22/dez 08:39
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil realizou, neste ano, dois Simpósios da Paz com o objetivo de promover a compreensão mútua e o fortalecimento da convivência pacífica. O primeiro evento, voltado exclusivamente para o público feminino, realizado pela Organização das Mulheres da Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil, ocorreu em Petrópolis, na Mesquita Baitul Awal.

    O segundo foi no Rio de Janeiro, na sede da Alerj, e aberto a todos os públicos. Ambos os eventos se destacaram pelos discursos impactantes e pela presença de líderes religiosos, acadêmicos, representantes governamentais e membros da sociedade civil.

    O Simpósio da Paz em Petrópolis, realizado no dia 22 de novembro, contou com a presença da Secretária de Cultura da cidade, Diana Iliescu, a vereadora eleita, Lívia Miranda, além de Irmã Cecília, representando a Igreja Católica.

    Em seu discurso, a presidente da Organização das Mulheres da Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil, Anila Zafar, enfatizou a importância de focar nos pontos de união entre as pessoas, ao invés das divergências. Ela também destacou a relevância de conhecer a religião de forma direta, evitando preconceitos e desinformações geradas pela mídia e pela internet.

    O Simpósio da Paz realizado no Rio de Janeiro, realizado no dia 29 de novembro, contou com a presença do Imã Wasim Ahmad Zafar, Presidente da Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil, e de diversas autoridades, incluindo o deputado Sérgio Fernandes e outros representantes do Legislativo. Também marcaram presença o reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, e a professora Beatriz Brandão, que elogiaram a organização do evento.

    Em seu discurso, o Imã Wasim Ahmad Zafar destacou os ensinamentos pacíficos do Islã, citando exemplos da vida do Santo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele). Ele ressaltou ainda os esforços contínuos da Comunidade Muçulmana Ahmadia na promoção da paz e da convivência harmoniosa. O Imã Ihtsham Ahmad Moman, Vice-Presidente da Comunidade, enfatizou a urgência de promover a paz global, combater a injustiça e reduzir a corrida armamentista, que afeta milhões de vidas inocentes. Ele também reforçou que o Islã, longe de incentivar extremismos, é uma religião que valoriza a justiça e a liberdade religiosa, citando passagens do Alcorão que defendem esses princípios.

    Ambos os eventos contaram com exposições de literatura islâmica e banners informativos.

    Últimas