• Com calçadas ocupadas para evento cervejeiro, cadeirantes ficam sem acesso ao Centro de Cultura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2021 19:51
    Por Jussara Madeira

    A realização da Feira Deguste, que neste fim de ano está com a programação Natal Cervejeiro no entorno da Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), tem prejudicado o  acesso de cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade nas calçadas do entorno. Parte da estrutura para o evento foi montada sobre as calçadas e bloqueia o acesso ao Centro de Cultura Raul de Leoni. As tendas ficarão montadas durante todo o mês de dezembro e nos dois primeiros fins de semana de janeiro de 2022. 

    Sobre a calçada da Praça da Águia, estruturas metálicas também impedem o livre acesso de pessoas cadeirantes ou ainda com pouca mobilidade. Em outro trecho, foram colocados barris para o descarte de lixo. 

    “Calçada não dá para passar, se passar pela rua tem evento, como vamos passar com as estruturas sobre a calçada? Desrespeitoso com os deficientes”, apontou Douglas Mattos, cadeirante. Levando em consideração a estimativa da OMS de que 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência, uma parcela de petropolitanos e turistas, além pessoas com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebê, ficam impedidos de circular no entorno do evento. 

    Além das estruturas sobre as calçadas, uma rampa de cadeirantes tinha sido ocupada bloqueada, mas na manhã desta sexta (10), a organização da Deguste informou que a estrutura foi remanejada.

    A organização do evento desbloqueou o acesso à cadeirantes nesta sexta-feira(10). (Foto: Divulgação)

    Em nota, a organização informou que: “Era de nosso conhecimento que o Centro de Cultura estaria em obras durante esse período, por isso a Deguste montou o Natal Imperial com o formato que aconteceu no primeiro final de semana. Fomos informados hoje que teremos um evento no Centro de Cultura e já estamos liberando novamente o acesso ao local. Gostaria de salientar que a Deguste funciona há cinco anos no mesmo lugar, sempre deixando livre o acesso ao Centro de Cultura e inclusive com uma placa feita pela Deguste, indicando o mesmo. Em relação ao acesso de cadeirante, realmente a estaca fica naquela posição, esses mesmos 5 anos. Sempre recebemos cadeirantes e nunca tivemos reclamação, acredito que porque quando a Deguste está acontecendo, as pessoas já vinham pela rua. De qualquer maneira pedimos desculpas à população e informamos que já estamos nos mobilizando para sanar esse problema”.

    Em relação ao problema, a prefeitura informou que o Instituto Municipal de Cultura (IMC) acionou os organizadores do evento imediatamente após tomar conhecimento do problema e os organizadores já fizeram as alterações na estrutura. 

    Com o intuito de estabelecer uma norma de acessibilidade no meio urbano, a ABNT criou, em 1985, a NBR 9050. Ela é usada para a adequação das edificações, equipamentos e mobiliário urbano à pessoa portadora de deficiência. Sua nova versão, de 2020, possui como tema “acessibilidade em edificações, mobiliários e espaços urbanos”. A NBR tem o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e dignidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida: idosos, gestantes, recém-operados e obesos.

    Últimas