Com aumento de roubos, cresce a procura por seguro de smartphones
O aumento dos roubos de telefone celular tem feito com que muita gente procurasse seguros para esses aparelhos, como alternativa para diminuir os prejuízos provocados pela criminalidade.
Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), entre 2015 e 2016 o número de roubos a smartphones subiu 64% em todo o país. Essas estatísticas refletem principalmente nas cidades médias e grandes. Em Petrópolis, desde o início do ano 14 ocorrências de roubo de celular foram registradas nas duas delegacias da cidade. Somente no mês de maio, pelo menos seis aparelhos foram roubados. Isso sem contar as ocorrências que não foram registradas pelas vítimas. Em um ano a cidade registrou mais de 1,8 mil roubos a pedestres, entre eles 36 tendo como alvo os celulares.
Por conta disso, quem utiliza aparelhos mais sofisticados acaba recorrendo às seguradoras para se prevenir. Reinaldo Loureiro, corretor, disse que a procura por seguro de smarthone no seu escritório dobrou nos últimos dois anos. “Apesar da procura ser pouca, ela dobrou. Em 2015 fizemos 34 seguros de celulares, e atualmente estamos fazendo cerca de 70. Tudo isso tem como motivo a violência, e também o alto custo dos aparelhos”, explicou.
Esse crescimento também foi sentido na Petra Seguros. O diretor da empresa, Victor Soares Santos disse que o número de apólices aumentou significativamente. “Do ano passado pra cá já teve um crescimento. Mesmo com o seguro sendo considerado caro para esse tipo de objeto, que é o celular”, explicou Victor.
Em média, o preço para quem deseja fazer um seguro varia entre 15 a 30% do valor do celular. Os iPhones lideram o ranking. “Celulares da Apple, que são praticamente os mais caros e utilizados, são líderes aqui no escritório. Seguidos de Samsung e Sony”, disse Carlos Figueiredo, corretor de seguro.
Operadoras também oferecem seguros
Por conta de toda essa procura, as operadoras também arrumaram um jeito de se beneficiarem, oferecendo serviços de segurança para seus clientes. A Oi dispõe atualmente de dois serviços: antirroubo e proteção completa. No primeiro, as principais funcionalidades são o bloqueio do aparelho, gerenciamento do conteúdo, disparo de um alarme, detecção da troca de chip, localização do aparelho e captura de foto de quem está tentando utilizar o equipamento. Já o segundo, possui todas as características do antirroubo, e ainda permite que os dispositivos impeçam o roubo de senhas e que sejam alvos de ataques e invasões. Os valores mensais variam de R$ 3,90 a R$ 19,90 por mês.
A Claro disponibiliza um programa que possibilita ao cliente um seguro contra roubo, furto qualificado, quebra acidental e oxidação, permitindo a troca a cada 12 meses. A oferta é incluída em promoções pré e pós pagas.
Além das operadoras, algumas lojas já oferecem o seguro adicional no ato da compra do aparelho. O serviço é descontado nas mensalidades no caso de carnê ou parcelamento de cartão de crédito, e chegam a 20% do valor do aparelho. O valor varia de aparelho para aparelho. Quem tiver interesse em fazer seguro para smartphone pode simular uma apólice pela internet. Basta acessar o site das seguradoras da região e informar os dados, sempre com o respaldo de que o endereço da web realmente corresponde à loja em questão.