• Com até 35 mil km rodados, seminovos são os preferidos em tempo de crise

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2018 12:11

    Na hora de trocar de carro, muita gente não pode partir para o carro novo. Por isso, um seminovo, modelos com até 35 mil quilômetros rodados, acaba se tornando a principal opção. Em 2017, mais de 5 milhões passaram a ter um novo dono. Dá para entender por que esta a "faixa etária" é tão interessante para os consumidores: além dos valores mais convidativos em relação ao carro zero, é um veículo que dificilmente vai trazer aborrecimentos no curto prazo. Mas, o que saber antes de escolher o "novo" carro que vai ocupar a garage? O Caderno Automóveis consultou especialistas para facilitar a tua escolha. 

     "É preciso se preparar para alguns gastos que virão logo. Depois de 35.000 km rodados, é necessário substituir pneus, bateria, discos e pastilhas de freio e, talvez, os amortecedores. O gasto é significativo e precisa entrar na sua conta", diz o mecânico Felipe Martins.

    Se você tiver como pagar o carro à vista e também bancar os custos dessa manutenção, o seminovo pode ser um bom negócio. Se tiver que financiar, melhor rever seus planos: invista o valor que pagaria nas parcelas e, depois de um tempo,  conseguirá comprar um carro gastando muito menos.

    Identificar se o carro já foi batido é outro ponto importante. "É preciso tomar algum cuidado e identificar as dimensões do sinistro. Para fazer uma compra tranquila, leve o carro a uma dessas empresas de vistoria", ressalta o Juliana Rodrigues, especialista em reparo de veículos.

    Há ainda um passo a passo básico a se seguir. E a primeira coisa a se fazer é ir direto ao manual do proprietário. "Além disso, verifique se o vendedor efetuou as revisões e as trocas de óleo; se não puder dar uma volta no carro, ao menos peça para ligá-lo e, caso alguma luz de alerta do painel permaneça acesa quando o motor estiver funcionando, peça que o vendedor faça o reparo necessário; ainda com o manual nas mãos verifique as datas das revisões e as respectivas quilometragens. Com isso, dá para ter uma ideia se a quilometragem está proporcional e se o carro foi bem cuidado; peça a um despachante para verificar se o carro não está alienado (ainda em financiamento), se o IPVA está em dia ou se constam multas a serem quitadas", lista Felipe.

    Últimas