• Com as últimas cartadas políticas, quem sobe e quem desce na disputa de 2024

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/10/2023 03:29

    A situação de Hingo Hammes com a mexida no tabuleiro do xadrez da política petropolitana ficou complicada. Com o grupo de Bernardo Rossi assumindo a presidência do Solidariedade e do União Brasil (do qual a presidência era de Hammes), o vereador pode optar pelo PSD para vir a prefeito em 2024. Porém, o partido tem Hugo Leal pré-candidato declarado do governador Cláudio Castro. Hammes pode ficar como vice, mas aí não deve querer. Quem já sentou na cadeira mais cobiçada do executivo não costuma aceitar ficar de coadjuvante. A exceção é Mustrangi, um caso que merece ser estudado, inclusive.

    É tudo meu!

    Ih, mas foi só Bernardo Rossi aparecer como presidente do Solidariedade e abiscoitando também o União Brasil (onde colocou sentado na cadeira de presidente Ronaldo Medeiros, do seu grupo) que o pessoal da oposição foi às redes sociais espalhar aqueles posts maldosos. Já sacaram logo a enquete de ‘quem foi o pior prefeito de Petrópolis’. Mas também Bernardo tá sendo guloso e acaba atiçando os demais.

    A 29ª edição da Semana Científica da UNIFASE/FMP, com o tema “Ser Sustentável”, foi um sucesso, atraindo estudantes, docentes, pesquisadores e a comunidade. O evento incluiu mais de 35 atividades, como rodas de conversa, apresentações de trabalhos, feira orgânica local e economia solidária, além de promover a educação popular em saúde e construir a ciência comunitária. Aqui, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves e Paulo César Guimarães, diretores da instituição, com palestrantes da mesa de abertura.

    É verdade!

    E nesse movimento do xadrez político, Bernardo Rossi dá sinais que, se ele próprio não for candidato, pode lançar a dupla Ronaldo-Baninho à prefeitura. E a gente achava que isso era um chiste e nem estava levando a sério.

    Reeleição

    Enquanto isso, a ordem no PSB nacional é não se unir ao Psol nas eleições municipais de 2024. E como o PT local está pra embarcar na atual gestão (faltando apenas decidir com quais secretarias – pelo menos duas – irá ficar) é a sinalização da tentativa da reeleição de Bomtempo-Mustrangi.

    Unanimidade

    A nomeação do bolsonarista Elias Montes para o cargo de diretor técnico da CPTrans é unanimidade: desagradou a esquerda, que não queria um direitista na gestão Bomtempo e desagradou a direita, que acha um absurdo um bolsonarista jurado e sacramentado se juntar a um governo lulista.

    O objetivo real

    Com essa percepção de ambas as vertentes, capaz de atrapalhar uma ‘estratégia’ que foi levantada no núcleo forte de Bomtempo: de Elias poder ser candidato a vice prefeito em 2024 trazendo consigo sua boa votação em 2020 e 2022… E Elias perdeu ‘abrigo’ no PL. O partido avisou que não tem nada a ver com a decisão do ex-policial rodoviário, mas que ‘respeita’. Já é uma indicação pra ele pular fora. Porém, uma outra possibilidade é de que sequer foi cogitado ele como vice Bomtempo. Elias Montes teria sido adquirido (assumiu o cargo de diretor técnico da CPTrans) apenas para dar uma desarticulada na direita.  Se não tinha se tocado, agora já sabe.

    Se corre o bicho pega…

    Vereadores estão pisando em ovos com o caso de Domingos Protetor denunciado à Justiça pelo Ministério Público por crimes de homofobia, caracterizada como injúria racial; concussão (utilização de cargo público para obter vantagem indevida) e usurpação de função pública (porque estaria mandando e desmandando na Cobea). O caso toma proporções nas redes sociais e defender o colega é um risco para 2024. Não defender também é uma saia justa interna. Estão optando pela segunda.

    Um dos estantes mais bonitos na Petrópolis Business é o do Turismo. O mega espaço tem uma super produção que é tão, mas tão acolhedora, que dá vontade de a gente ir morar lá!

    ETE do Quarteirão Italiano

    Lembra que os R$ 8 milhões que a Águas do Imperador pagou à prefeitura para montar uma Estação de Tratamento de Esgoto dentro do Parque de Exposições, em Itaipava, previa também uma segunda ETE, esta no Quarteirão Italiano, no Quitandinha? Pois bem. O Ministério Público Federal estabeleceu que a prefeitura e Águas do Imperador suspendam a instalação de uma ETE no bairro depois de queixa dos moradores que disseram que não foram ouvidos. Além de apresentar o licenciamento da obra ainda foi intimidada pela justiça, como manda a lei, foi determinado fazer audiência pública para só então retomar a obra. A audiência vai ser hoje, às 10h, no Parque Cremerie.

    Contagem

    E Petrópolis está há 171 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contato com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas