• Com 506 óbitos, 4 primeiros meses de 2021 têm mais mortes que todo o ano passado em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2021 02:00

    Com média de seis mortes por dia, abril já é o mês mais letal da pandemia em Petrópolis se confirmado este ritmo até o dia 30.  Mas, mesmo que baixem os números nesta reta final do mês, o ano de 2021, com apenas quatro meses, tem 506 mortes, número já bem superior ao registrado ao longo de 2020 inteiro, com 405 vidas perdidas para a covid.

    Lá já começou

    Duque de Caxias, que tem um dos sistemas de vacinação mais esculhambado do planeta, iniciou a vacinação dos rodoviários. A partir de hoje vacina os profissionais nas garagens das empresas. Em Petrópolis, até agora, nada. E os ônibus seguem lotados.

    Petição

    O Manifesto em Favor da Vida também foi transformado em uma petição eletrônica de forma a pressionar prefeitura, vereadores e demais autoridades a tomarem iniciativas para frear a covid em Petrópolis. O documento está recolhendo assinaturas pelo link e também será enviado aos ministérios público estadual e federal. O manifesto reúne entidades, sindicatos, associações de moradores e cidadãos que cobram vacina, atendimento nas UPAs, exames e mais ações para enfrentamento da doença.

    Área de quem?

    Um morador da Barão de Teffé telefonou sábado para a CPTrans denunciando um caminhão grande estacionado na rua de forma irregular. Do outro lado da linha atendente disse que não sabia se a fiscalização da área era da CPTrans ou da Guarda, mas que ia ver. O morador desistiu da ligação e apenas torceu para que o caminhão não levasse embora a fiação da rua.

    O posto de saúde do Itamarati distribuiu ontem apenas 26 senhas para consultas. Teve gente que chegou às 4h para tentar uma vaga e não conseguiu. Agora nova marcação só dia 26 de maio. Foto de Edson Telles.

    Contagem

    Petrópolis está há 115 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Rotativo

    E a ex-presidente da CPTrans, Íris Palma, acabou sendo convidada pela Câmara de Vereadores para explicar porque assinou contrato com a SinalPark renovando por mais 10 anos a permanência da empresa à frente do estacionamento rotativo isso com cinco anos de antecedência.  Íris foi eleita pela assembleia de acionistas no apagar das luzes da gestão Bernardo Rossi e ficou 10 dias no cargo.  Seu antecessor José Luiz Voigt – que ficou apenas 20 dias – se recusou a assinar o contrato.  Não foi por falta de aviso à ex-presidente. Mais esperto foi Voigt que quando leu nos Partisans a treta que estava à vista meteu o pé.

    Mas, gente…

    Um Partisans ficou chocado com muito barulho – parecia mesmo uma festa – ali nas imediações do Retiro. Foi sábado à tarde e dava para ouvir ali perto da Delegacia o som alto.

    A nossa Catedral, pelas lentes de Bruno Soares.

    Exoneração tardia

    O caso de Fabíola Heck que só foi exonerada do cargo de secretária de Saúde após quatro meses de governo interino é emblemático. A prefeitura faz crer que foi só uma questão administrativa a exoneração tardia, mas não é bem assim. Fabíola chegou a ser anunciada como superintendente especial de enfrentamento à Covid-19. Participou inclusive de reuniões com o ministério público.

    Fim da superintendência

    Mas talvez tenha sido por conta de uma dessas reuniões quando, apertada pelos promotores, se enrolou para explicar o “fura fila” das vacinas no Hospital Alcides Carneiro que o interino Hingo Hammes tenha desistido de sua nomeação.  Mas, até a umas duas semanas atrás, mesmo sem cargo de chefia, Fabíola tinha ingerência até mesmo na divulgação do painel covid.

    Defesa

    O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne hoje para ouvir os deputados do PSL Carlos Jordy, Filipe Barros e Luiz Lima, testemunhas de defesa do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) no processo fruto de acusação do próprio partido, que alega que o deputado Daniel Silveira teria gravado ilegalmente reunião privada da liderança realizada na Câmara dos Deputados em 2019.

    Segurança

    Empresários e moradores de Secretário estão custeando a construção de duas cabines da Guarda Municipal na localidade. À prefeitura caberá apenas colocar o efetivo no local.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas