• Com 208 mortes em abril, pior momento da pandemia, volta às aulas é acertada?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2021 02:00

    É a pergunta que não quer calar desde quarta-feira à noite quando Hingo Hammes, prefeito interino, anunciou o retorno das aulas a partir de segunda-feira – ainda que de forma gradual e híbrida. Quebrou a internet ontem com uma discussão acalorada de pais, alunos e professores. Afinal, com 955 mortes, das quais 208 apenas em abril, o mês com as maiores perdas de toda a pandemia, está mesmo na hora?

    Ainda sem resposta

    E as perguntas que ainda estão sem respostas: haverá mais horários de ônibus ou estudantes e professores vão ter que se enfiar nos ônibus lotados também? Porque de 190 unidades apenas 26 escolas públicas têm o selo “Escola Segura” que garante mínimo de itens para proteger a todos? Qual a será a ocupação permitida nas vans escolares? Com menos alunos, vão conseguir circular?  

    Vocês que lutem

    Facultativo, opcional… Essas palavras foram usadas nos últimos decretos de flexibilização das medidas restritivas. Mas, gente… como assim facultativo e opcional? O poder público existe justamente para normatizar e abre mão disso para ficar em cima do muro? Falta agora apenas colocar “vai quem quer” e acabar em samba.

    E as vacinas?

    Já na live que o Sepe-Petrópolis, realizou nas redes sociais na quarta feira, após o anúncio do retorno às aulas, uma das coordenadoras, Rose Silveira, disse que o prefeito interino Hingo Hammes foi “acometido de uma diarreia cerebral”.  Isso porque a previsão é de iniciar a vacinação do pessoal da educação dia 06 de maio, mas dependendo ainda de doses.  Porém, estando às vésperas de começar a vacinar, porque arriscar e colocar para funcionar sem estar imunizado?

    Espiões

    A denúncia é do vereador Marcelo Lessa: o governo Hingo Hammes está coalhado de espiões de Bernardo Rossi. “Ele é candidato novamente e tá cheio de gente dele nomeada por Hingo Hammes. A gente fala com Hingo e ele não tá acreditando. Tem gente postando contra e nomeado no governo. Quero fazer um apelo para que todos falem com Hingo para abrir os seus olhos”.  Taí, Lessa. Nossa parte tá feita.

    Não falta mais nada

    Essa é a campeã de todas as fake news até hoje. A prefeitura de Caxias teve de emitir uma nota oficial para desmentir uma postagem que anunciava a vacinação preferencial contra a covid de alcoólatras.

    E vacinação para alcoólatras foi a fake news do momento em Caxias. Foi preciso desmentir de forma oficial… É o fim da picada.

    Fala sério!

    E os vereadores se espantaram com o fato de Bernardo Rossi querer ser candidato a prefeito nas eleições suplementares. Mas porque ficaram surpresos, meu Deus?

    Ooops!

    Até mesmo Domingos Protetor chamou Hingo Hammes de Hingo Rossi… O vereador estava falando no plenário sobre os cargos em comissão nomeados por HH que curtem as postagens de Rossi e nem tchum com as redes sociais do prefeito interino quando deu essa escorregada.

    Saia justa para Hugo

    Fechadinho com Claudio Castro e Hingo Hammes para as eleições suplementares, o deputado federal Hugo Leal sofreu uma saia justa do companheiro de partido, Leandro Azevedo, ontem. O professor postou em suas redes sociais um vídeo, de janeiro, com Hugo lançando a sua candidatura nas eleições.  Partisans não veem a hora de saber como Hugo Leal vai sair dessa.

    E aí, Hugo? Como sai da saia justa que Leandro Azevedo te colocou?

    UPAs cheias

    Tá feia a coisa no atendimento das pessoas covid nas UPAs. Tem gente passando até 10 horas esperando atendimento e muitos desistindo depois de tanta espera. E olha que os próprios vereadores estão sabendo da situação porque tem ido fiscalizar. Mas, mesmo assim, nada melhora.

    Em outras cidades

    As diferenças em grupos prioritários e na disponibilidade de doses estão levando milhões de brasileiros a viajar em busca de vacina contra a covid-19. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase seis milhões de vacinas foram aplicadas em pessoas que não moram na cidade em que a aplicação foi feita. Isto representa 16,4% do montante registrado no banco de dados no momento da análise. É um dado interessante para as prefeituras que podem estar com uma população maior vacinada do que vem divulgando… Aqui de Petrópolis uma penca se vacinou no Rio.

    Contagem

    Petrópolis está há 117 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas