Com 2 mil pessoas a espera de mamografia, Prefeitura inicia campanha do Outubro Rosa
Começa neste sábado (17) e vai até o dia 31 de outubro a Campanha do Outubro Rosa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Nestes dias serão intensificadas as consultas e exames, e no dia 24 de outubro será o Dia D das atividades, com mutirão de atendimento no Hospital Alcides Carneiro e Centro de Saúde. Demais unidades de saúde também realizarão atendimentos durante os dias da campanha.
O objetivo principal da campanha é o atendimento da demanda formada pela paralisação dos serviços causada pela pandemia do novo coronavírus. A maior parte da fila de pacientes para os exames de mamografia, segundo a Prefeitura, se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro deste ano, quando todos os exames tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da COVID-19 na cidade.
Os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm acompanhado a situação da retomada dos atendimentos eletivos no município. Na última reunião, realizada entres os Ministérios e a Prefeitura, a Secretaria de Saúde informou que havia 2 mil pessoas na fila de espera pelo exame de mamografia. Durante o período de suspensão estavam sendo realizadas apenas exames oncológicos -todos os exames de rastreamento foram suspensos. Segundo a secretaria de saúde, muitas pessoas faltam às consultas e exames, o que também dificulta a atendimento a outros pacientes.
Entre os dias 17 e 31 de outubro, serão realizados no HAC exames de mamografia, radiologia, ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética e coleta de preventivo. Dia 24 de outubro, o Dia D da campanha, ações no Centro de Saúde vão prestar atendimentos de coleta de preventivo, ginecologia, nutrição, psicologia, odontologia, orientação de atividades físicas e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites. Todas as consultas serão agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações e realizadas limpeza e higienização dos consultórios.
Na opinião da secretária de saúde do município, Fabíola Heck, as ações são de extrema importância para a cidade. “Temos anualmente as ações fazendo a diferença no dia a dia da população. Sempre trabalhamos em conjunto com a APPO, justamente para que haja o fortalecimento dos atendimentos, consultas e exames. A campanha é capaz de dar agilidade ao atendimento de muitas mulheres e, este ano, vai colaborar ainda mais com o andamento das filas formadas devido à paralisação imposta pela pandemia do novo coronavírus. Aproveito para pedir encarecidamente para que a população não falte aos exames. Muitas mulheres entram em contato, agendam os exames e faltam no dia sem nenhum aviso prévio, o que acaba comprometendo o andamento dos atendimentos e tirando a vez de outras pessoas”.
Segundo a Secretaria de Saúde, as consultas serão realizadas em todas as Unidades de Saúde, tais como Postos de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde e Ambulatório Escola do Hospital Alcides Carneiro. Foram iniciadas no último dia 13, as obras de adaptação do novo mamógrafo digital do Centro de Saúde, a previsão é de a entrega seja no mês de novembro.
Segundo a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), Ana Cristina Mattos, o apoio do município é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. “Agradecemos demais a essa parceria que sempre é feita entre a prefeitura e a APPO, principalmente durante as ações da Campanha Outubro Rosa. São ações que, certamente, ajudam muitas pessoas e mostram o alto nível da saúde na cidade”.
Confira, abaixo, todas as datas e ações previstas para a Campanha Outubro Rosa 2020 no município
Mutirão no Centro de Saúde:
Dia 24 de outubro (Dia D)
– Previsão para coleta de 100 preventivos
– Busca ativa de faltosos da patologia cervical (lesões pré-oncológicas)
– Atendimento de ginecologia
– Atendimento de nutrição
– Atendimento de odontologia
– Atendimento de psicologia
– Testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite
– Orientações de atividades físicas com educadores
Mutirão no Hospital Alcides Carneiro:
Dia 17 de outubro
– Exames de mamografia (24 exames agendados)
Dia 20 de outubro
– Total de 30 exames de radiologia, entre 17h e 21h
– Exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância magnética
Dia 24 de outubro (Dia D)
– Exames de preventivo com o apoio de 3 enfermeiras
– Total de 24 agendamentos de mamografia
Dia 27 de outubro
– Exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância magnética (total de 30 a 40 exames, sendo agendadas 12 de mamografia)
Dia 31 de outubro
– Total de 24 agendamentos de mamografia
Unidades de Saúde em operação no dia 24 de outubro (Dia D) / 08h às 17h:
– Vila Rica
– Jardim Salvador
– Retiro
– Castelo
– Vila Felipe
– Secretário
– Castelo São Manoel
– Menino Jesus
– Moinho Preto
– São João Batista
– Santíssima Trindade
– Alto Siméria
– Secretário
– Fazenda Inglesa
– Águas Lindas
– Estrada II
– Machado Fagundes
– UBS Morin / Retiro / Itamarati / Mosela / Quitandinha / Pedro do Rio / Araras
– Posse I, II e III
– Alto da Serra I, II, III e IV
– Carangola II
– Vale do Carangola
– Vila Saúde
– Amazonas
– Thouzet
– Caxambu
– Santa Isabel
– Pedras Brancas
– Castrioto
– Bataillard
– Mosela
– Campo do Lusitano
– Lajinha
– Vale das Videiras
– 24 de Maio