• Coluna Cozinha sem Neura: Tradição e memórias que a culinária nos traz

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/04/2022 20:58
    Por Nayara Ataide

    Quando eu digo que comida é história, afeto e cria laços é porque eu vivo isso desde sempre na minha família. Essa receita abaixo, é a mesma de toda sexta feira santa de todos os anos na minha família.

    Minha mãe aprendeu essa receita com a avó dela, dona Rosária. Depois minha avó, dona Nita, quem passou a fazer e a tradição segue com minha mãe. Dona Rosária, avó de minha mãe, minha bisavó, e tataravó de Sophia, minha filha, era descendente direta de índios, mãe de 6 filhos, teve uma vida dura, mas que sempre foi exemplo e inspiração pra toda família. Ela partiu em 2018, aos 107 anos, deixando saudades, tradições e costumes. E esse feijão é uma delas. Ela fazia, toda sexta feira santa na casa dela. Reunia toda a família, e eram momentos inesquecíveis e deliciosos, segundo minha mãe conta e lembra com carinho. O fogão era a lenha, e lá cozinhava por horas esse feijão, e também onde colocavam o coco para se soltar da casca, e torravam o amendoim pra fazer para moer. O coco era aberto e ralado ali, na hora. O amendoim moído no pilão. Era uma sinfonia de panelas e preparos e um perfume inesquecível pela casa.

    Nesse feijão, o qual não sabemos ao certo sua origem e em que geração realmente começou a ser feito, vai bacalhau, quiabo, ovos cozidos e abóbora. Ele é uma junção de sabores e ingredientes inusitados que juntos se transformam nessa iguaria. Vou deixar por escrito a receita aqui. Quem sabe comece uma nova tradição por aí também. 🧡

    Feijão com Bacalhau

    500g de feijão preto;

    300g de bacalhau dessalgado e em lascas;

    8 ovos cozidos;

    1 abóbora média cortada em cubos grandes;

    8 quiabos cortados ao meio;

    Alho, azeite, sal e temperos á gosto.

    Modo de Preparo:

    Cozinhe seu feijão como de costume, e bata no liquidificador. Reserve. Numa panela com alho e azeite, refogue o bacalhau já dessalgado e em lascas rapidamente. Cozinhe o quiabo e a abóbora deixando bem al dente. Cozinhe os ovos.

    Numa panela grande, doure aprox. 5 dentes de alho, despeje o feijão, o bacalhau, os ovos, o quiabo e a abóbora. Deixe cozinhar, acerte o sal e os temperos.

    Últimas