• Colóquio ou solilóquio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2017 12:35

    Outro dia emprestei para uma amiga, um dvd de um filme chamado Peixe Grande, que muitos de vocês, caros leitores, já devem ter assistido. Big Fish (br: Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas – pt: O Grande Peixe) é um filme estadunidense de 2003, baseado no livro Big Fish: A Novel of Mythic Proportions, de Daniel Wallace. Foi dirigido por Tim Burton e roteirizado por John August. Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange e Marion Cotillard fazem parte do seu elenco principal. Helena Bonham Carter, Matthew McGrovy e Danny DeVito, entre outros, têm pequenos papéis. Albert Finney desempenha o papel de Edward Bloom, um antigo vendedor itinerante do sul dos Estados Unidos que possui um dom para contar histórias e que se encontra agora limitado ao seu leito de morte. 

    O filho afastado de Edward Bloom, um jornalista interpretado por Billy Crudup, tenta corrigir a sua relação com o pai às portas da morte, enquanto este, conta contos fantásticos da sua vida preenchida. O tema de reconciliação entre um pai às portas da morte e o seu filho presente no filme tinha um significado especial para Tim Burton, uma vez que o seu pai tinha falecido em 2000 e a sua mãe em 2002, um mês antes de este ter aceitado realizar o filme. É um exemplo de colóquio, sendo sua definição: interação comunicativa (conversa) entre duas ou várias pessoas; conversa particular, privada e íntima, normalmente entre duas pessoas; ação de conversar ou debater (entre duas ou várias pessoas) com o propósito de questionar uma teoria, tentando elucidar alguma dúvida, agregar diversas e divergentes opiniões etc; agrupamento de pessoas, sobretudo conhecedoras de um assunto, em que as mesmas discutem pontos de vista, opiniões acerca de certo tema: colóquio literário. Você já foi pego falando sozinho, principalmente no banheiro ou na cozinha?

     Os assuntos são os mais variados, mas as críticas e reclamações são, geralmente, mais contundentes. É um exemplo de solilóquio e você é o personagem central da comédia da vida. “A alma nasce velha e se torna jovem. Eis a comédia da vida. O corpo nasce jovem e se torna velho. Eis a tragédia da alma” – Oscar Wilde. “A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe” – Charles Chaplin. Definição de solilóquio: monólogo; discurso em que uma pessoa fala consigo mesma; tipo de recurso literário caracterizado por expressar aquilo que se passa na consciência, no espírito, do personagem; momento em que o personagem fala consigo mesmo. Assim, gostaria de uma maior participação dos queridos leitores, para que o nosso colóquio não se transforme em solilóquio. Muitos artigos já foram escritos, sendo vários, sobre possíveis melhorias, em ações administrativas na nossa bela Petrópolis. 

    Assuntos como segurança, cultura, sustentabilidade, planejamento, entre outros, poderiam se transformar num verdadeiro colóquio virtual com participação integral de todos os leitores. Isto sem dúvida não só enriqueceria o tema, como daria força na proposta de colaboração à administração dos nossos dirigentes do executivo e legislativo. A participação, assim como, o agradecimento, são fundamentais na nossa vida e nosso relacionamento, seja com os nossos semelhantes, com a natureza e com todos que dela fazem parte. Antes de mais nada, agradeço a todos os leitores que já me mandaram e-mails, sendo que, agora, a nossa proposta é de um colóquio virtual, com a maior participação possível de todos vocês. É uma certeza, uma imaginação, um sonho ou uma fantasia? Só vocês poderão responder. O nosso prefeito só está na prefeitura porque nós lá o colocamos. Vamos ajudá-lo a administrar nossa cidade. Todos temos virtudes e defeitos. Não reclame, participe!

    achugueney@gmail.com

    Últimas