• Colonização Germânica é tema do projeto “Fale-me de Petrópolis”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/06/2019 19:30

    O projeto “Fale-me de Petrópolis”, na sua 29ª edição, vai falar sobre os 174 anos da Colonização Germânica em Petrópolis. O evento será realizado na Biblioteca do Museu Imperial, na próxima quinta-feira (27), às 14h30. A convidada para falar sobre o tema é Neyse de Aguiar Lyon, que contará a história da Bauernfest e suas tradições germânicas traduzidas, em especial, nos trajes de época.

    Neyse de Aguiar Lyon é grande especialista da cultura germânica, conhecimento adquirido através de seu trabalho como guia de turismo por mais de 30 anos na Europa, principalmente na Alemanha. Atualmente, é embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro e participa ativamente da Bauernfest desde suas primeiras edições. Além de ter fundado a categoria master do Grupo Folclórico Bergstadt, Neyse foi diretora cultural do Clube 29 de Junho.

    Leia também: Governador Wilson Witzel sobe a serra e marca presença na Bauernfest

    Membro de diversos conselhos, academias e institutos, todos eles ligados à Cultura. Recebeu condecorações pelo seu empenho e trabalho em prol da preservação da cultura germânica em nosso país, com dedicação especial à cidade de Petrópolis.

    O “Fale-me de Petrópolis” é um projeto da Biblioteca do Museu Imperial, possui um público cativo e, a cada edição, atrai mais adeptos. Segundo a idealizadora Cláudia Costa, o sucesso do projeto se deve ao envolvimento dos participantes e à informalidade do encontro, possibilitando que os convidados sintam-se “em casa”. 

    O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II que, no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

    Últimas