• Coletivo Saracura apresenta Coletânea Poética ‘Ombrófilas’ na Casa Stefan Zweig neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Neste sábado, 6 de julho, às 16h, a Casa Stefan Zweig promoverá o Sarau Saracura, que celebra o lançamento da coletânea ‘Ombrófilas’. O evento, promovido pelo Coletivo Saracura, é gratuito e aberto ao público.

    Fundado em 2019, o Coletivo Saracura é uma iniciativa voltada para a valorização da produção poética na região serrana do Rio de Janeiro. Originado a partir de encontros quinzenais no extinto Alva Café, na Avenida Ipiranga, em Petrópolis, o coletivo vem promovendo a literatura local. A coletânea ‘Ombrófilas’, criada por 10 poetas da região e organizada por Carolina Pazos e Flávia Bon Cardoso, é fruto desse trabalho e foi especialmente desenvolvida para a chamada ‘Quem dera o sangue’, do selo Hecatombe.

    Foto: Reprodução/Instagram

    Leia também: A Casa Stefan Zweig e suas preciosidades culturais, históricas e literárias

    Durante o evento, o público poderá ouvir as reflexões e leituras das escritoras e organizadoras, Carolina Pazos e Flávia Bon Cardoso, além de outros autores locais, como Cassiana Lima Cardoso e Alvaro Assis. “O livro ‘Ombrófilas’ reúne poetas que, depois das tempestades, semeiam florestas de significados. Esperamos que nossas vozes encontrem ressonância para além das montanhas”, comenta Carolina Pazos.

    Mais sobre as organizadoras

    Carolina Pazos é poeta, compositora e pesquisadora nascida no Rio de Janeiro. Com um mestrado em Estudos Étnicos e Africanos e um doutorado em História Social da Cultura, Carolina dedica suas pesquisas a comunidades negras rurais na Bahia. Autora do livro ‘Mulher correndo entre ciprestes’, publicado pela Editora Urutau em 2019, ela também tem contribuições em diversas revistas eletrônicas.

    Flávia Bon Cardoso, natural de Cantagalo e residente em Petrópolis, é formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui especialização em Leitura e Produção Textual. Ela coordena um projeto de Mediação de Leitura no Núcleo de Alfabetização Ecológica em Petrópolis. Seu livro, “Para se ler no claustro”, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura da Academia de Letras de São João del Rei em 2023.

    Foto: Divulgação

    A Casa Stefan Zweig está localizada na Rua Gonçalves Dias, nº 34, Valparaíso (próximo às Duas Pontes). O evento é gratuito e aberto ao público, e as reservas podem ser realizadas através do e-mail casastefanzweig@gmail.com ou WhatsApp (24) 99256-6532.

    Últimas