• Coletivo Pin-ups RJ fará giro pela cidade neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/09/2022 10:00
    Por Helen Salgado

    O grupo Pin-ups RJ estará em Petrópolis neste sábado (24) fazendo giros por locais históricos. O coletivo chama a atenção por onde passa, já que os integrantes estão vestidos com trajes e atitudes da década de 1920 até os anos 1950.

    O grupo Pin-ups RJ foi criado pela produtora de eventos de Niterói, Elena Sfirri, em 2019. Desde então, em cada local que o grupo está, os transeuntes gostam de interagir e, por isso, eles carregam objetos da época para que seja possível a participação de todos de forma descontraída. A ideia é se divertir e falar sobre a importância histórica e cultural daquele lugar.

    “Eu diria que atuamos fora dos palcos interpretando o papel nas ruas, restaurantes, locais históricos distintos que ocorrem os giros, e tirando fotos por amor”, afirma Elena.  

    Foto: Raphael Feitoza

    O projeto não tem fins lucrativos e tem como intuito reunir amantes da cultura vintage, fazendo giros por locais históricos da cidade do Rio. Esta será a primeira vez que o giro acontece fora da região metropolitana do Rio de Janeiro.

    “Escolhemos Petrópolis pelo momento delicado que ela passou e pela riqueza cultural e histórica da Cidade Imperial. Amamos Petrópolis!”, diz a idealizadora.

    A rota

    A rota passará pelo Hotel Sesc Quitandinha, por volta das 10h, depois o grupo segue para o Instituto de Cultura (Casa da Ipiranga), o percurso será finalizado nas ruas do Centro Histórico passando pela frente da Câmara Municipal, Museu Imperial e ruas do entorno. Esse giro terá uma duração de 6 a 7 horas. Petrópolis foi escolhida para homenagear a cidade na década de 1920, por ser a mais próxima das fachadas e história.

    Sobre o projeto

    O grupo é composto por dois fotógrafos, dois historiadores, Elena como produtora geral e 12 pessoas trajadas. Desde 2016, Elena é criadora e amante da cultura vintage. Por conta da dedicação, recebeu o prêmio como Ativo Cultural da Cidade de Niterói em 2021, pelo Coletivo. Para ela, o coletivo depende da união de todos para que funcione da melhor forma possível.

    “Cada integrante é muito importante para que o espetáculo e o giro funcione. O mérito é de todos os integrantes que contribuem e se dedicam, estudando e pesquisando suas indumentárias e sugerindo ideias para o giro”, diz.

    O grupo agradece o apoio da Secretaria de Cultura de Niterói que sempre incentiva e apoia, com uma parceria importante de união com a Secretaria de Petrópolis que recebeu o grupo. 

    Últimas