• Coletivo pede melhorias na praça do Skate e cobra mais incentivo à prática do esporte na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/06/2023 10:23
    Por André Hoelz

    No dia 21 de junho é celebrado o Dia Mundial do Skate, e o esporte é praticado por diversos jovens em Petrópolis. Um dos locais mais frequentados para a prática da modalidade é a Praça Duque de Caxias, conhecida como Praça do Skate, no Centro da cidade. O grupo formado por profissionais, atletas e simpatizantes do skate no município, o “Coletivo Skate Petrópolis”, pede ações efetivas na praça, que segundo o grupo, está abandonada pelos órgãos públicos. A falta de iluminação na pista é um dos pontos citados por eles.

    O coletivo também relata sobre a falta de propostas para atividades oficiais para o Dia Mundial do Skate. No ano passado, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade um Projeto de Lei do vereador Hingo Hammes e do então vereador Yuri Moura, que instituiu o Dia Municipal do Skate, no dia 21 de junho. No entanto, skatistas questionam a falta de apoio ao esporte. A lei aprovada tem algumas finalidades, como: fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento do esporte no Município; incentivar a criação de políticas públicas para o fortalecimento do esporte; criar espaços para os skatistas discutirem questões, locais, relacionadas com o tema; viabilizar, profissionalizar e apresentar alternativas para o esporte;

    Também dentro do corpo do projeto de Lei, é dito que a Semana Municipal do Skate deverá ser realizada pela Prefeitura Municipal de Petrópolis e em parceria com outras entidades, empresas privadas e/ou órgãos interessados.

    O “Coletivo Skate Petrópolis” informou que procurou o Executivo para encontrar uma ação efetiva tanto para a pista de skate, na Praça Duque de Caxias, quanto mais incentivo ao esporte. O grupo contou, no entanto, que a Prefeitura disse que não há recursos no momento. Com isso, o Coletivo irá organizar as celebrações com recursos próprios. Os atletas vão fazer uma vaquinha que será divulgada nos próximos dias para ajudar no custeio dos eventos.

    O que diz a Prefeitura

    Procurada por nossa equipe, a Prefeitura explicou que está elaborando novos projetos para atender a demanda dos skatistas do município, abrangendo, inclusive, a Praça Duque de Caxias e o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. O município disse, ainda, que até a tarde dessa quarta-feira (07), a Secretaria de Esporte não havia recebido nenhum pedido oficial de apoio para a realização do evento na Praça Duque de Caxias (Praça do Skate). Quanto à iluminação, a Secretaria de Serviços Segurança e Ordem Pública enviará uma equipe ao local para fazer os reparos.

    Protesto contra a falta de recursos

    O coletivo ainda informou que no dia 21 de Junho seguirá pelo Centro Histórico, passando pela Câmara Municipal, onde será realizado um protesto contra a falta de apoio, e depois seguirá até a Quadra do Canto do Cemitério onde são realizadas oficinas para a Comunidade Oswaldo Cruz.

    “E nos demais dias entre 21 e 25 de junho, faremos uma celebração diferente em vários lugares e bairros de Petrópolis em Celebração ao Dia Mundial do Skate”, conclui o Coletivo.

    Últimas