• Coleta Seletiva: ruas do Centro também vão receber o serviço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2021 10:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura de Petrópolis anunciou que o serviço de coleta seletiva será ampliado. Um caminhão da Comdep, com uma equipe, vai receber os recicláveis na Rua Irmãos D’Ângelo, de segunda a sexta-feira. Os funcionários ficarão no local das 18h às 19h30h. Nesse período, moradores e comerciantes podem levar os recicláveis até o caminhão ou solicitar que o coletor vá até sua residência ou estabelecimento para fazer o recolhimento. Após este horário, de acordo com o presidente da Comdep, Leonardo Fernandes, o veículo vai percorrer toda a Rua do Imperador e 16 de Março, recolhendo os recicláveis que não foram levados pelos catadores avulsos, como restos de papelão.

    Moradores de comunidades que ainda não foram incluídas nas rotas podem solicitar a coleta através do telefone (24) 2235-8437 para agendamento.

    “Nossa intenção é seguir avançando e, inclusive, técnicos da Comdep já iniciaram os estudos para levar o serviço para as comunidades de Corrêas. Em pouco mais de um mês, expandimos o serviço para Araras, Vale das Videiras e Brejal, na Posse”, frisa o presidente da companhia, Leonardo Fernandes.

    Mensalmente, uma média de 63 toneladas de recicláveis são recolhidos. A Comdep fica com cerca de 30% desse material, gerando recursos para reinvestimento e ampliação do programa, enquanto os outros 70% são distribuídos entre oito cooperativas, que envolvem cerca de 50 famílias. Posteriormente, os resíduos são encaminhados para empresas que fazem o beneficiamento.

    Além da coleta seletiva feita de porta em porta, Petrópolis conta ainda com quatro ecopontos. Eles estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na Rua Mosela; Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava e Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, 30 e 35.

    Atualmente, o serviço de coleta de recicláveis funciona de segunda a sexta-feira e atende 18 regiões:

    Segunda-feira – Bingen, Vila Militar e Brejal.
    Terça-feira – Mosela, Bataillard, Moinho Preto, Pedras Brancas e Campo do Serrano.
    Quarta-feira – Valparaíso (todas as ruas e servidões)
    Quinta-feira – Morin (todas as ruas e servidões), Araras e Vale das Videiras
    Sexta-feira – Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga.

    O que pode ser recolhido pela equipe de coleta seletiva?

    PAPEL: Jornais e revistas, caixas em geral (ondulado), aparas de papel, envelopes, cartazes velhos, caixa de pizza, cartolinas e papel cartão, embalagens longa vida tipo Tetrapak.

    VIDROS: Potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos dos produtos citados, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), garrafas.

    PLÁSTICO: Copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, potes plásticos, embalagens de produto de limpeza.

    METAL: Tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo, embalagens de aerossóis.

    COMO FAZER A COLETA SELETIVA

    SEPARAÇÃO DO LIXO:

    Saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação adequada dos resíduos. Faça toda a separação do material reciclável gerado em sua residência, condomínio ou empresa.

    LIMPEZA DO RECICLÁVEL:

    Tente retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, mas caso não haja opção e você tenha que lavar, prefira água reaproveitada, como a da louça, por exemplo.

    ARMAZENAMENTO:

    Com o material reciclável limpo e separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente de onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento. Vale lembrar que fica muito mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente, tanto para quem recolhe quanto para quem faz a separação.

    Apesar de não ter coleta seletiva em todos os bairros, muita gente já faz a separação do lixo reciclável e faz a entrega nos ecopontos, atitude que pode ser tomada por qualquer cidadão comprometido com o meio ambiente. A importância da reciclagem é tanto pela diminuição de materiais em descarte inadequado, diminuição de poluentes, quanto para o estímulo de pessoas mais sensibilizadas em prol do meio ambiente

    Vale lembrar que o município continua entregando os sacos transparentes em todos os bairros e localidades onde já há coleta seletiva, nas residências de quem solicita via telefone – (24) 2235-8437.

    Últimas