• Colégio Cenecista, em Pedro do Rio, pode fechar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/10/2017 14:30

    Mais uma tradicional escola da cidade deve encerrar as atividades até o fim do ano: o Cenecista (CENEC), em Pedro do Rio. A unidade funciona há 56 anos e tem, atualmente, 90 alunos da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental. De acordo com funcionários da escola, que preferiram não se identificar, a inadimplência é o principal motivo para o fechamento da unidade.

    "Atualmente temos um índice de 20% de inadimplência. Desde 2015 não estamos conseguindo nos manter sozinhos e a nossa mantenedora – grupo Cenec -, que fica em Brasília, tem bancado a escola. Este ano decidiram que não vão mais arcar com os custos e que, em 2018, as atividades serão encerradas", disse a funcionária.

    Nesta semana serão realizadas reuniões com os pais e alunos. A intenção é fazer um documento que será enviado para a mantenedora, em Brasília, pedindo que a escola não seja fechada. "O nosso objetivo é sensibilizá-los e pedir mais um ano de prazo para que consigamos resolver, junto com os pais, essa questão da inadimplência. No ano que vem a escola vai abrigar uma faculdade a distância e achamos que poderemos ter um 2018 melhor economicamente para manter a escola aberta", contou a funcionária.

    Segundo a funcionária, a escola chegou a ter 300 alunos em 2014 mas, desde então, o número de matrículas vem caindo. Hoje a unidade conta com 22 profissionais, entre professores e colaboradores. Nos últimos anos, a crise financeira, aliada à queda na taxa de natalidade e a consequente redução do número de crianças em idade escolar, a cidade já perdeu colégio tradicionais como Werneck, Opção, CES (antigo Rio Branco), Biblos, Educandário Professores Associados (EPA) e São José. Na última semana, o Centro Educacional Maurício Barroso (Cemb) também encerrou as atividades.


    Últimas