• Cocco Barçante abre exposição

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/01/2019 12:47

    O artista plástico Cocco Barçante inaugura, nesta quinta-feira (24), a exposição "Um Rio de Sentimentos", no Centro Cultural dos Correios, no Centro do Rio de Janeiro. Os trabalhos apresentados são fruto das oficinas ministradas pelo artista em diversas comunidades da cidade e do estado do Rio e celebram os artesãos, a cidadania, a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino, além de estimular reflexões acerca dos hábitos de consumo da sociedade atual, a relação com o ambiente e a responsabilidade social. A mostra é realizada com apoio da Universidade Federal Fluminense e da Faeterj Petrópolis. A entrada é gratuita.

    Em busca de se manterem atualizadas quanto aos desenvolvimentos tecnológicos, as pessoas compram e trocam cada vez mais os eletrônicos. Mas para onde vão os itens descartados? Um dos problemas enfrentados em todo o mundo é a produção de lixo eletrônico. Das 44,7 milhões de toneladas de sucata tecnológica produzidas em 2016, somente 20% tiveram destinação adequada.

    Presente em toda a mostra, a preocupação com o descarte de eletrônicos é particularmente expressiva na Sala Planeta, espaço delineado pelo artista em conjunto com a professora da Faeterj Petrópolis, Lucimar Cunha, e com o professor da Universidade Federal Fluminense, Estefan Monteiro. A parceria já é antiga: teve início com o projeto Metarreciclagem, que propõe a criação de obras de arte a partir de fios, tomadas, computadores e circuitos impressos, ou seja, lixo eletrônico acumulado pelas instituições.

    O objetivo do artista vai além da inclusão social e da manifestação das mais variadas identidades culturais. A ênfase é o trabalho compartilhado, que estimula o somatório de sentimentos. O resultado refletido em cada espaço da exposição é uma teia de componentes que emociona pela criatividade, influenciada por inúmeras histórias e vivências.

    A união da tradição do artesanato à tecnologia também contou com o suporte do projeto do NEP de Gerenciamento dos Portos, pertencentes ao Plano Nacional de Dragagem. Para compensar impactos ambientais, como parte da licença da dragagem do Porto de Paranaguá, “existe um programa de limpeza periódica dos manguezais adjacentes ao porto. O resíduo coletado foi selecionado e enviado para o artista”, esclarece Estefan Monteiro, que supervisionou o processo.


    Serviço

    Exposição Um Rio de Sentimentos – Cocco Barçante, com apoio da UFF e Faeterj Petrópolis

    Local: Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro

    Período: de 24 de janeiro a 10 de março 2019

    Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h

    Entrada franca

    Dos dias 22 a 27 de fevereiro, entre 13h e 18h, haverá oficina gratuita de máscaras artesanais com o artista.

    Últimas