• Co-working se torna alternativa para reduzir custos e gerar novos negócios em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/08/2021 18:48
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Começar um negócio requer planejamento e uma das principais preocupações é investimento com o local onde vai funcionar a sua empresa. No mundo ideal, é importante uma boa localização e ambientes agradáveis, tanto para passar o dia de trabalho quanto para receber clientes. Ter isso tudo, envolve custos altos com aluguel, condomínio, IPTU, mobiliário, contas de luz, internet, telefone… Uma lista sem fim e que custa muito caro.

    Por conta disso, começaram a surgir nos últimos anos os espaços compartilhados de trabalho, o “co-working”. E essa tendência apareceu também em Petrópolis, pra suprir a necessidade dos empreendedores que não tem muitos reais para investir em um espaço e trazer ainda outras vantagens. Uma delas é a de poder focar única e exclusivamente em atingir seus objetivos, sem se preocupar com contas fixas ou inesperadas.

    Localizado no Centro de Petrópolis, o Brisa Coworking conta com uma sala compartilhada com seis estações de trabalho, três salas privativas e duas salas de reunião. “Você escolhe o plano que mais se adequa a sua necessidade e tem tudo incluso: aluguel, IPTU, condomínio, internet de alta velocidade, recepcionista, limpeza. Então a única preocupação do nosso cliente é vir trabalhar, o resto nós cuidamos”, explica Rafael Rodrigues, auxiliar administrativo do Brisa.

    O Brisa Coworking oferece várias modalidades de locação, que atendem tanto aquelas pessoas que precisam apenas de um lugar pra fazer uma reunião de última hora, quanto quem procura por um local para estabelecer a sua empresa. É possível ainda utilizar a sede do Brisa como endereço fiscal, comercial e de correspondência. As salas e estações de trabalho podem ser alugadas por hora, meio período, por dia ou por mês, com preços a partir de R$67.

    Os espaços são equipados com ar condicionado, mesas, cadeiras, armários e quadro de vidro para anotações. A decoração descontraída e artísticatorna os ambientes mais aconchegantes e favorecem a criatividade.

    As salas são preparadas para atender vários tipos de profissionais. A sala Lavanda, por exemplo, é ideal para psicólogos, terapeutas, coachings, consteladores familiares e mediadores. Mobiliada com mesa circular e quatro cadeiras, o espaço conta ainda com futon para descanso, poltrona para atendimento e os diferenciais da cromoterapia e aromaterapia, com um catálogo de essências para serem utilizadas de acordo com cada necessidade.

    Já a sala Manacá tem mesa retangular com cadeiras, estante com armário, gaveteiro e parede de vidro para brainstorming. Ela foi ambientada para receber advogados, consultores financeiros, administradores, contadores, consultores de seguros entre outros profissionais.

    A Sala Girassol é ideal para reuniões, atendimentos personalizados, cursos e aulas particulares. Com capacidade para até 5 pessoas, o espaço conta com monitor de 32 polegadas com conexão HDMI, quadro de vidro para anotações, paredes de vidro para brainstorm e rolo de papel para que as pessoas possam desenhar, fazer croquis ou mesmo anotações à mão livre. 

    No Espaço Coworking Ipê, ficam seis estações individuais de trabalho. Apesar de estarem na mesma sala, os espaços são separados por divisórias transparentes, para minimizar o contato em tempos de pandemia. Além disso, a sala conta ainda com gaveteiros com chave, cadeiras ergonômicas e armário suspenso.

    A área comum é ideal para o cafezinho e para o bate papo. O espaço tem dois banheiros, masculino e feminino, uma copa completamente equipada com geladeira, pia, mesa, micro-ondas, copos, talheres, armário locker, impressora colorida Wi-Fi e recepção com TV multimídia para propaganda e divulgação de trabalhos dos profissionais. Em todos os ambientes os clientes têm ambiente climatizado e internet Wi-Fi de alta velocidade.

    Cliente desde o início de 2021, Leandro Amicabile, fundador de uma empresa com mais de 10 anos de mercado, decidiu trocar a sala que tinha em um outro prédio no Centro de Petrópolis por um espaço. “Essa foi, sem dúvidas, a melhor decisão que eu poderia ter tomado. Não só pela economia, mas também pela qualidade da estrutura oferecida. Eu me sinto muito bem aqui e os clientes ficam extremamente satisfeitos, sempre elogiam pelo bom gosto do espaço, da decoração, sem contar na localização, que é ótima”, ressalta Leandro.

    Com cuidados redobrados, por conta da pandemia da Covid 19, o espaço segue todas as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde. A limpeza das salas é feita a cada troca de clientes e são disponibilizados protetores para os pés, máscaras, álcool 70, em todas as salas, e sanitização completa duas vezes por semana. “Nós pedimos que os clientes que estão chegando esperem na recepção, até que a limpeza seja concluída e eles possam utilizar o espaço com toda segurança”, ressalta Rafael.

    Além de localização privilegiada, economia e tranquilidade para gerir o seu negócio, o espaço compartilhado facilita a interação entre profissionais do mesmo seguimento ou de áreas diferentes, possibilitando troca de ideias e até a geração de novos negócios.

    Últimas