• Clube 29 de junho: o início da Bauernfest em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A Bauernfest começa hoje, com a abertura oficial do evento no Palácio de Cristal, mas você sabia que a ideia do que viria a ser a Festa do Colono Alemão surgiu em 1958? Através de uma viagem de um grupo de petropolitanos, em sua maioria, descendentes de colonos alemães, à cidade de Juiz de Fora. 

    Naquela época, o grupo promoveu uma excursão para participar das festividades de inauguração do marco comemorativo do centenário da Colônia Dom Pedro II, representando entidades do município. Papo vai, papo vem, surgiu a ideia de fundar um clube que abraçasse a história e o legado dos colonos alemães. De volta à terra natal, o grupo passou a se reunir para tratar do tema, que foi amadurecendo até 1959 – quando houve a criação do Clube 29 de junho em Petrópolis.

    Desde então, a instituição sem fins lucrativos trabalha para manter viva a memória dos antepassados dos colonos alemães, promovendo as suas tradições. Poucas pessoas sabem, mas concertos, conferências, palestras, sessões cinematográficas, exposições, concursos de trovas e poesias, e até mesmo festas comemorativas de Páscoa, com farta distribuição de ovos de galinha coloridos e de balas, relembrando as tradições dos colonos, foram algumas das inúmeras iniciativas do Clube 29 de junho.

    Se a viagem daquele grupo foi terra fértil para o nascimento de uma ideia, uma festividade em especial exerceu o papel de semente, pronta para ser germinada. Em 1981, foi realizado o I Festival Germânico em Petrópolis. Idealizado por Idelfonso Troyack, pessoa dinâmica e alegre, o evento foi acontecendo ano após ano. Em 1990, com a falta de estrutura do clube e o desejo de permanecer realizando o evento, a diretoria convidou a Petrotur para realizar a festa em conjunto. Foi quando surgiu a Bauernfest.

    Nesta 33ª edição, inclusive, o Palácio de Cristal vai receber a Inauguração da Exposição “40 Anos do Primeiro Festival Germânico de Petrópolis”, uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

    Por que Bauernfest?

    Bauer quer dizer camponês. Unindo Bauern + Fest, o resultado é Festa do Camponês. A sugestão foi da neta do ex-presidente do Clube 29 de junho, Gustavo Ernesto Bauer. 

    O Clube 29 de junho hoje

    Juliana Hannickel, presidente do clube, conta que apesar das dificuldades encontradas, depois dos dois últimos anos, por causa da pandemia, as pessoas envolvidas ressurgiram fortes e determinadas a superá-las, investindo principalmente na inclusão de novos membros. “Estamos formando uma equipe multidisciplinar, com membros mais jovens e atuantes nas áreas de gestão, pesquisa e comunicação, e desenvolvendo alguns projetos de destaque, como a criação de um Coral de Músicas Folclóricas Germânicas e o fomento do ensino da Língua Alemã na cidade, através de postagens nas redes sociais, além da realização de pesquisas históricas sobre as famílias.”

    Segundo Juliana, a nova gestão do clube defende uma maior integração entre os grupos ligados à cultura germânica na cidade, acreditando na força da união, com o objetivo maior de preservação das tradições e história dos antepassados.

    Foto: Divulgação

    “Temos trabalhado concentrados em passar todo o conhecimento que adquirimos com nossos pais, avós e bisavós sobre o modo de vida dos que vieram colonizar Petrópolis; seus desejos, suas desilusões e sofrimentos, suas lutas e conquistas. Sabemos que foi difícil a busca pelo novo e por uma vida mais digna, acreditando em tempos melhores. Talvez esteja aí a grande lição que deixaram. E as histórias se repetem…” 

    Juliana Hannickel

    A diretoria atual é composta pela presidente Juliana Hannickel, pelos diretores Renato Winter, Gisela Kronemberger, Marcio Haubrich, Sônia Maria Silveira, Fred Haack, João Paulo Lyrio, Fábio Holderbaum e Paulo Tesch, além de três conselheiros, Maurício Kling, Charles Klein e Marcos Carneiro. 

    Clube 29 de junho e a 33ª Bauernfest em Petrópolis

    “Este ano a Casa do Colono receberá uma exposição simples, mas cheia de simbologias e curiosidades; o Concurso das Cucas, que já se consagrou como um evento muito importante na festa, além de algumas novidades para o desfile e o retorno da nossa barraca de alimentação.”, conta Juliana. 

    Mais informações sobre o Clube 29 de junho podem ser encontradas no Instagram e no Facebook do grupo. 

    Referência bibliográfica: Lyrio. Emygdia Hoelz Magalhães. 150 anos da colonização alemã (1845-1995), Clube 29 de junho.

    Últimas