Clientes terão prioridade nas agências bancárias em caso de interrupção no sistema
“O sistema saiu do ar” é uma das frases mais temidas por clientes que aguardavam nas filas das agências bancárias. Diante disso, com o objetivo de diminuir os transtornos causados aos consumidores por falhas na prestação desse serviço, foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo, a Lei 8.389/19, que permite a permanência dos clientes nas agências até a normalização do sistema, além do atendimento prioritário posteriormente.
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A contar da última segunda-feira (6), as instituições bancárias terão 120 dias para se adequar à nova lei. De acordo com o deputado Waldeck Carneiro (PT), autor da medida, quando o sistema não voltar a funcionar no horário de expediente, será fornecido aos clientes presentes um número de protocolo, de modo a garantir a prioridade do atendimento no dia seguinte.
“O banco que infringir a regra receberá penalidades administrativas e pode ser multado. Essa lei, além de amenizar os transtornos aos clientes, também garante a segurança deles, prevenindo de golpes e furtos nas imediações das agências”, explicou o parlamentar.
Em Petrópolis, o Procon já está ciente da nova lei e aguarda o término do prazo de adequação, para realizar fiscalizações, que se dão a partir de denúncias de consumidores através dos canais formais de atendimento do órgão.
“Esta lei beneficia o consumidor, dando conforto em poder aguardar o sistema da agência retornar usufruindo do local, até que o sistema normalize. O segundo grande ponto, é o protocolo de atendimento prioritário para o dia seguinte, caso o sistema não retorne. O consumidor não terá um dia perdido, pois terá acesso ao atendimento rápido, uma vez que já aguardou no dia anterior. Este é mais um serviço que vem ao encontro da segurança, defesa e conforto do consumidor”, disse Bernardo Sabrá, coordenador do Procon.
Para clientes, a nova determinação foi motivo de comemoração. “É muito justo esse tipo de procedimento. Por mais que o tempo de espera tenha diminuído, não é bom que uma pessoa que espera na fila não tenha algum tipo de prioridade em seguida”, disse João Felipe, de 21 anos.
Já a manicure Solange Regina, de 55 anos, ficou satisfeita com a decisão, que pode amenizar problemas, gerando mais atenção aos clientes. “Eu já fui vítima de uma queda de sistema. Fiquei por vários minutos aguardando ser chamada. Quando aproximava a minha vez, houve a interrupção do serviço e eu não tive alternativa, senão ir embora. No dia seguinte, quando voltei à agência, tive que enfrentar toda a fila novamente”, disse.
Tempo de espera diminui
Segundo o Procon, este ano o órgão realizou 105 fiscalizações, nas 33 agências do município, para apurar o cumprimento da lei 5.763/2001, que estabelece o período das filas nos bancos. Ao todo, cinco foram autuados.
O maior número de denúncias ainda é referente ao problema de espera nas filas. Por esse motivo, o Procon intensificou as ações de fiscalização, reduzindo o número de irregularidades de 55% em 2017, para 4,2% este ano.