• Clientes pagam juros por correspondências atrasadas

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  • 09/03/2017 17:20

    Correspondências com entrega atrasada estão gerando juros e multas para muitos clientes dos Correios em vários bairros da cidade. Grande parte das duplicatas já chega às residências depois do vencimento, obrigando o cliente a recorrer aos bancos para efetuar o pagamento com atraso, sujeito às sanções de cada financeira.

    Mariléia Monsanto, de 57 anos, que mora no Itamarati teve que correr atrás da segunda via de suas contas porque até hoje não teve acesso aos boletos para pagamento. A aposentada não tem internet, e por isso não conseguiu recorrer aos meios alternativos para efetuar a quitação do que já se tornou um débito. "Eu tenho boletos da Ponto Frio e da Casas Bahia, em dois cartões diferentes, que vencem no início do mês. O último que chegou foi o de fevereiro, referente a janeiro. O que vence em março até agora não veio. Já tem quatro dias de atraso. Então tive que vir no Centro para fazer o pagamento", contou. 

    Mariléia pagou mais de R$ 25 de juros por conta do atraso. "É muito ruim, porque a gente quer andar em dia com as contas e não consegue. Uma hora é o pagamento dos aposentados do Estado, e outra hora é essa situação", completou.

    Segundo ela essa não foi a primeira vez que as contas atrasaram. "De um ano pra cá tem chegado tudo atrasado lá em casa. Isso quando a conta não se perde no caminho. Tenho que ficar pedindo minha sobrinha para tirar pra mim pela internet. Mas não é sempre que ela pode, e ela não mora comigo", explicou.

    A assistente administrativa Tahisa Kristie vive o mesmo drama. "Está complicado! As contas não chegam e quando aparecem aqui estão tudo fora do prazo. Ainda sou obrigada a pagar multa e me virar", disse a moradora do Retiro. 

    Na Posse tem ruas que as caixa de correio estão vazias há mais de uma semana. "Está vergonhoso! Não dá pra ficar assim não. A gente trabalha para pagar conta, e nem isso mais está conseguindo. Pra mim é um golpe. Os Correios mandam as condas atrasadas e a gente é obrigado a dar mais dinheiro para essas empresas", desabafou Cirlene dos Santos, que perdeu duas horas numa fila para pagamento de boleto atrasado nesta semana. "Eu tive que ir a Três Rios, no Santander, fazer o pagamento de uma duplicata que tinha vencido no dia 5. Normalmente ela chega cinco dias antes de vencer, mas dessa vez nem apareceu. Tive que pedir segunda via pela internet e ir lá no banco pagar", completou. 

    O técnico em enfermagem Felipe Zimbrão, que também mora na Posse, já está até acostumado. "Todo mês tenho que ir na papelaria tirar a segunda via das contas porque nunca chega", declarou. 

    Ana Carolina Alves, que mora na Fazenda Inglesa, já desistiu de esperar as correspondências pelos Correios e preferiu resolver virtualmente todas as faturas bancárias. "Eu nunca tive prejuízo porque eu sempre sei as datas e procuro logo as segundas vias. Hoje todas as faturas são digitais. Desde que eu me mudei para Petrópolis, em 2007, nenhuma conta chegou em dia", completou.

    A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) disse que as entregas nos locais citados são realizadas de forma regular, e que eventualmente, por motivo de férias ou licença médica do carteiro titular, podem acontecer alguns atrasos pontuais. Os Correios disseram ainda que, quando necessário, realizam operações especiais nos finais de semana para regularizar as entregas.

    CEP errado dificulta localização do destinatário 

    De acordo com os Correios, cerca de 20% das correspondências de Petrópolis são postadas com os CEPs errados. E com isso a entrega acaba atrasando ou resultando no endereço errado. Os CEPs das ruas podem ser modificados e atualizados com o passar dos anos. A orientação da empresa é que que os clientes procurem conferir o CEP correto do destinatário antes da postagem e também procurem atualizar seus cadastros junto às empresas. A pesquisa pode ser feita no site dos Correios www.correios.com.br


    O que  fazer se a encomenda não chegou?

    Caso alguma encomenda não tenha chegado, o cliente pode consultar o status da entrega na página de rastreamento disponibilizada no site dos Correios em: www.correios.com.br/sistemas/rastreamento . No entanto, nem todos os serviços de encomendas no Brasil são registrados, e para ter um custo mais baixo, alguns não contam com rastreamento. Por isso é importante consultar os prazos de entrega, que podem variar de acordo com o tamanho do objeto e o tipo da entrega, econômica ou expressa. 

    Os prazos e preços de entrega estão disponíveis em www.correios.com.br/sistemas/precosPrazos.

    Caso o prazo já tenha sido encerrado e a entrega não tiver chegado, pode ser feita uma reclamação diretamente no site ou através do canal de atendimento ao cliente 0800 725 0100.

    Se o problema não for resolvido o cliente pode acionar o Procon do município. 

    No caso de contas atrasadas

    Se o prazo de um pagamento estiver se aproximando e a correspondência ainda não tiver chegado, o mais indicado é buscar alternativas para quitar a conta antes dos vencimentos. Entre as opções estão a impressão de segundas vias pela internet e a solicitação dos códigos de barra por celular, e-mail, ou atendimento online.

    Para reclamações, a empresa tem os seguintes canais de atendimento: Central de Atendimento pelos telefones 0800 725 0100, 3003-0100 e 0800-725-7282 além do Fale com os Correios no site www.correios.com.br.


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