Cliente decide quanto pagar pelo café em cafeteria no Centro do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2019 16:15

    Quanto vale um cafezinho? Na padaria na esquina custa R$ 1,50. Já cafés elaborados em cafeterias de bairros nobres podem chegar a R$10. Mas no Curto Café, no Centro do Rio de Janeiro, quem decide quanto vai pagar é o cliente. Sem cardápio, nem caixas, a iniciativa se baseia em uma relação de confiança e honestidade. E, surpreendendo os mais incrédulos com o “jeitinho brasileiro”, a iniciativa parece ter dado certo, pois o empreendimento já dura seis anos e expandiu o espaço na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes.

    Moedores e máquinas de diversos tipos de cafés estão dispostos ao longo balcão. Além das bebidas quentes, pães, doces, brownies, café moído, açaí, sucos, chopp e até pizza fazem parte das opções que hoje o estabelecimento oferece. Ao lado de cada item, há um preço sugerido. Pode-se pagar menos ou mais. Não há caixa. O próprio cliente faz seu pagamento em pequenos depositórios de dinheiro ou máquinas de cartão.

    Curto Café. 

    Será que os conceitos do Curto Café sobrevivem à desonestidade e malandragem? Confesso que quando estive lá a primeira vez, fiquei bem impressionada. No primeiro momento, quando peguei meu café e pães de queijo, não paguei de imediato e sentei do lado de fora, em uma das mesas. Senti-me estranha, como se estivesse pegando algo que não era meu. Lembro-me de ter pensado: “Gente, isso não vai dar certo, as pessoas vão sair sem pagar… Eles não têm controle nenhum sobre o que está acontecendo aqui!”. No entanto, consumi meu lanche junto com minha irmã e vi que muitos a minha volta estavam fazendo o mesmo. As pessoas comiam e pagavam. E, ao que tudo indica tem dado certo.

    O café, fundado por sócios na faixa dos 30 anos, existe desde o julho de 2013. No início funcionava em um pequeno espaço na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes. Com o tempo, o negócio foi se expandindo e hoje está em uma grande loja, no mesmo terminal. É freqüentado por um público diverso: pessoas passeando, a galera de terno que sai do trabalho, estudantes, há quem marque encontros ou reuniões em uma das muitas mesas do local. 

    O Curto Café funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes, na Avenida Erasmo Braga, n° 278, Centro, Rio de Janeiro.

    Leia também: Viver e Viajar: informação e inspiração para viajantes

    Últimas