Clássico da festa junina, arroz doce é fácil de preparar
Seguindo a linha de receitas com sabor de Festa Junina, a Tribuna Gastronomia selecionou para esta semana o tradicional arroz doce. Desde o século VI a.C. que há registros de arroz cozido em leite com açúcar. A chegada da cana-de-açúcar da Índia ao Médio Oriente, onde já se cultivava o arroz, marca a origem desta especialidade que perdurou até aos os dias de hoje. O século XVIII marca o momento do batismo desta sobremesa, que revela todo o seu encanto em todos os livros de receitas europeus.
O prato é feito de arroz cozido em leite e açúcar, temperado com casca de limão, canela em pau, cravo, e por aí segue. A receita é versátil e pode ter variantes de acordo com o paladar dos apreciadores. Bom apetite!
INGREDIENTES
? 1 xícara (chá) de arroz branco cru
? 2 xícaras (chá) de água
? 1 lata de leite condensado
? ½ xícara (chá) de açúcar
? 50g de coco ralado
? 1 colher (chá) de essência de baunilha
? Aproximadamente 600ml de leite integral
? Canela em pó para salpicar
MODO DE PREPARO
Em uma panela com água fervente acrescente o arroz. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo médio, ou até que o arroz fique macio e a água seque. Em seguida, em fogo baixo, acrescente o leite integral, o leite condensado e o açúcar. Mexa bem durante toda a fervura, por aproximadamente 20 minutos, ou até o “caldo” engrossar e ficar bem cremoso junto ao arroz. Adicione o coco, a baunilha e misture bem até encorpar.
Desligue o fogo, e transfira o doce para uma travessa de sua preferência ou taças individuais. Finalize acrescentando canela em pó ou em pau para decorar.