• Circuito Cultural, promovido pela Academia Petropolitana de Letras, acontece nesta sexta (4)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/11/2022 16:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Petrópolis receberá mais um Circuito Cultural nesta sexta-feira (4), em comemoração ao Centenário da Academia Petropolitana de Letras. O evento, com entrada gratuita, marcado para acontecer às 18h, contará com a presença ilustre de Frei Betto e os lançamentos de suas últimas obras: “Tom vermelho do verde” (Editora Rocco); o estudo bíblico “Jesus militante – Evangelho e projeto político do reino de Deus” (Editora Vozes); e a obra infanto-juvenil “O estranho dia de Zacarias” (Editora Cortez).

    TOM VERMELHO DO VERDE

    Tom Vermelho do Verde, da Editora Rocco, oitavo romance de Frei Betto, é baseado em eventos históricos, e versa sobre a construção da rodovia BR-174, na década de 1970, cujo traçado cortaria as terras dos índios Waimiri-Atroari. Segundo o autor, ele descreve o genocídio de indígenas amazônicos perpetrado por militares, agentes da Funai e garimpeiros disfarçados de pastores evangélicos. Fato real ocorrido em plena ditadura, entre os anos de 1968 e 1977, narrado no livro “Massacre”, de Silvano Sabatini, que teve como copywriter o jornalista Antônio Carlos Fon, e publicado em 1998.

    “O livro me impactou, conta o autor, por revelar uma face cruel da ditadura militar pouco conhecida do público: a repressão aos povos indígenas. Durante 19 anos fiquei “grávido” do tema, motivado a transformá-lo em romance. Até que em 2017, decidi pôr mãos à obra. Foram cinco anos de pesquisas, entrevistas, consultas a indigenistas e leituras, muitas leituras.

    Digo isso porque amigos se surpreendem com a coincidência entre o brutal assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips e o tema do romance. Houve quem me perguntasse se o escrevi a partir das truculências cometidas no Vale do Javari…

    Impressiona-me, sim, a linha de continuidade entre o massacre dos Waimiri-Atroari, nas décadas de 1960 e 1970, e a atual omissão da Funai somada à cumplicidade de militares, policiais e autoridades públicas com o garimpo ilegal e outras atividades criminosas.”

    JESUS MILITANTE

    Segundo Frei Betto, Jesus Militante – Evangelho e Projeto Político do Reino de Deus, pela Editora Vozes, consumiu vários anos de pesquisas e leituras.

    “É uma análise detalhada do Evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito, e no qual se inspiraram os evangelistas Mateus e Lucas.

    Escrito em linguagem acessível, e até mesmo didática, tratei de evitar o “teologuês”, de modo que os leitores possam entender o que, de fato, Jesus veio nos propor. A proposta civilizatória de Jesus se baseia em dois pilares: nas relações pessoais, o amor, incluído o perdão; nas relações sociais, a partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano. Portanto, a Igreja deveria ser o Movimento de Jesus, ou seja, o movimento que congrega seus discípulos dispostos a abraçar o exemplo de sua militância para instaurar, na história, o projeto político do Reino de Deus, no qual não haveria opressões e exclusões, nem devastação da natureza. 

    Espero que a leitura de Jesus Militante nos faça compreender o caráter revolucionário da proposta de Jesus, e de como devemos dar continuidade à sua militância, imbuídos do propósito, não de ter fé em Jesus, mas de ter a fé de Jesus.”

    Todos os livros de Frei Betto podem ser encontrados na Livraria Virtual freibetto.org

    O CIRCUITO CULTURAL é promovido pela Academia Petropolitana de Letras, que está completando 100 anos, o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, Editora Vozes e Othaia – Curadoria de Patrimônico Cultural.

    O evento será realizado na Academia Petropolitana de Letras, na Praça da Liberdade, 247 – Centro de Petrópolis. Entrada franca.

    Últimas