Circo e neopilates são duas apostas para manter o corpo em forma
Daqui a pouco o verão chega com tudo e junto com ele o desejo da maior parte das pessoas de estar em forma. Mas diante de tantas modalidades esportivas novas, pode ficar difícil escolher uma atividade que se enquadre melhor ao seu perfil. A dica para aqueles que se identificam com uma aula dinâmica, e com resultados consideráveis no corpo, é o Neopilates, que mistura treinamento funcional, pilates e arte circense. O segmento ganha cada vez mais adeptos e profissionais atuando na área. Esse é o caso da educadora física Camila de Ávila Pires Gerber, de 27 anos, que destacou que apesar dos benefícios, os exercícios precisam ser feitos sempre com acompanhamento especializado.
A especialista trabalha há 9 anos com ginástica artística e circo, a base do Neopilates que ela tem aplicado há cerca de 7 meses. De acordo com ela, os principais movimentos do circo são realizados nos seguintes equipamentos: slack line (simulando a corda bamba), lira e tecidos (acrobático, marinho e colúmpio), considerados exercícios que unem força, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio. Os benefícios ocorrem em todos os níveis de exercício, do leve ao avançado. Além disso, também trazem benefícios para a mente, levando em conta que alivia o estresse, devido às aulas dinâmicas e lúdicas. Outro ponto que deve ser destacado é a autossuperação, devido aos exercícios desafiadores, instáveis e em posições invertidas, consideradas por muitos no início como impossíveis de executar.
“Qualquer pessoa que não tenha contraindicação médica para a prática de atividade física pode fazer as aulas de Neopilates. Determinadas lesões e patologias impedem a execução de alguns movimentos. Por isso, vai depender de cada caso para definir o que pode ou não ser feito. E isso é feito através de uma anamnese com o aluno, quando se analisa o histórico, lesões, patologias, restrições médicas, limitações. É recomendado para todos que apreciam a modalidade e estão aptos à prática, independente da idade e do nível de condicionamento, pois os exercícios são adequados individualmente para cada aluno”, disse a educadora física, que atua na Clínica Finna Forma.
Todo exercício exige um nível de força, o que leva à definição do corpo dos praticantes. Porém a prática frequente das atividades, unida a hábitos saudáveis e boa alimentação, afetam diretamente os resultados físicos do Neopilates no corpo dos alunos, que têm grandes chances de ficar definidos e resistentes. Neste caso, os exercícios devem ser voltados para este objetivo. “Aqui nós prezamos a variedade e satisfação individual dos participantes, por isso aqueles que gostam de mais dinamismo e desafios, terão inclusos em suas séries movimentos circenses, como: bases instáveis, exercícios suspensos e invertidos. Normalmente são pessoas que gostam de fatores motivacionais como desafios e adrenalina. Já aqueles que preferem os movimentos convencionais farão atividades mais tranquilas”, explicou Camila.