• CinePsiquiatria: iniciativa cultural do Cine Show Petrópolis promove diálogos sobre saúde mental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O Cine Show Petrópolis é palco de uma iniciativa pioneira que percorre diversas cidades brasileiras, o CinePsiquiatria®️. O projeto é uma ação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que integra a campanha “Psicofobia”, coordenada pelo psiquiatra Antônio Geraldo da Silva.

    Eduardo Birman, um dos responsáveis pelo projeto em Petrópolis, explica que a ideia surgiu da necessidade de combater estigmas e preconceitos em relação às doenças mentais. O objetivo principal é aproximar a população leiga do tema, utilizando a cultura e a arte como ferramentas de informação e sensibilização.

    “A iniciativa é aberta a todos, não apenas a profissionais de saúde mental, e tem sido recebida com entusiasmo pela Rede Cine Show em Petrópolis, que abraçou a causa pelo segundo ano consecutivo”, conta o psiquiatra.

    Ao ser questionado sobre o papel do cinema e das artes em geral na promoção de discussões sobre saúde mental, Eduardo Birman enfatiza o amplo espaço para debater sobre essas questões. “A Arte é uma expressão exclusiva da espécie humana e, portanto, através dela podemos sentir e absorver os diferentes contextos do comportamento humano. O Cinema nos propicia um largo alcance para isso.”

    Em abril, o CinePsiquiatria®️ selecionou o filme “Anatomia de uma Queda”, suspense dramático dirigido por Justine Triet, vencedor do Oscar 2024 na categoria de Melhor Roteiro Original. 

    De acordo com o psiquiatra, a escolha dos filmes é precedida por uma análise criteriosa feita por um grupo sob a coordenação do Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é identificar obras que tenham elementos significativos sobre o comportamento humano e a sociedade. “Anatomia de uma Queda” tem vários: a discussão sobre o que é verdade, de como cada personagem reage diante do fato acontecido… Os filmes escolhidos não têm necessariamente a apresentação de uma doença psiquiátrica, mas de como o ser humano se comporta diante das diversas situações que a vida apresenta. A partir daí a plateia é quem conduz o debate através de sua própria experiência e sensações. Não damos uma aula de Psiquiatria, fazemos um breve comentário inicial e deixamos a plateia à vontade para perguntar e tirar suas dúvidas”, esclarece Eduardo Birman. 

    Foto: Divulgação/Diamond Films

    A próxima exibição, a ser confirmada, acontecerá no dia 18 de maio, às 18h, seguida de debate, no Cine Show Pátio Petrópolis. “A expectativa é de que continuemos a levar ao público em geral o máximo de informações a respeito do adoecimento mental, suas possibilidades de tratamento e que possamos acabar com o preconceito sobre os que padecem de doenças mentais”, conclui o psiquiatra. 

    Mais sobre Eduardo Birman

    Eduardo Birman é Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em Psiquiatria pela AMB/ABP, além de Mestre em Direito – Filosofia da Justiça e Direitos Humanos – pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Além disso, foi professor do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) por mais de uma década, e lecionou disciplinas de Psiquiatria e Saúde Mental na Faculdade de Medicina de Petrópolis – UNIFASE, de 2010 a 2023. Atualmente, ele exerce importantes funções na área da Psiquiatria, atuando como Diretor Regional Sudeste da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e como membro da Câmara Técnica de Psiquiatria e Saúde Mental do CREMERJ. 

    Foto: Divulgação

    Sobre a Rede Cine Show

    O Cine Show possui 48 salas de cinema do mais alto padrão de qualidade e está presente em 13 cidades em diferentes estados. No Rio de Janeiro, em Petrópolis, Volta Redonda (em reforma), Barra Mansa, Resende, Teresópolis, Nova Friburgo, Angra Dos Reis, Barra Do Piraí, Três Rios e Macaé. Neste mês de abril será inaugurada uma unidade também em Rio das Ostras. No estado de Santa Catarina, o Cine Show está presente em Florianópolis e em Tubarão. 

    Últimas