• Cinema em casa: filme produzido com crianças do Independência está disponível no YouTube até março

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/02/2021 18:23
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O curta-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, uma produção do projeto Cine Pagu na Escola com as crianças do Centro Educacional Comunidade São Jorge, no Independência, está disponível no canal da produtora Engenhoca Filmes YouTube até o dia 10 de março. Assista!

    O projeto desenvolveu, em 2019, a formação básica audiovisual para 43 estudantes de 8 a 14 anos do Centro Educacional. Eles participaram de oficinas de linguagem, roteiro, fotografia, cenografia e filmagem com profissionais do audiovisual e da pedagogia. O resultado foi o curta-metragem, primeiro filme da produtora Engenhoca Filmes, que teve o roteiro desenvolvido a partir da visão das crianças sobre o maior problema que detectam no bairro: o lixo. O curta vem fazendo uma bela carreira em festivais nacionais e internacionais de cinema, tendo recebido alguns prêmios, como melhor filme na categoria Júri Popular no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil e melhor direção no 5º Festival Curta Canedo.

    A partir dessa experiência, a produtora realizou seu segundo filme, o documentário “Matéria de Cinema”, roteirizado e dirigido por Beatriz Ohana, também diretora do curta. Através de imagens de todo o processo e relatos da equipe e das crianças participantes, o documentário apresenta todo o projeto Cine Pagu na Escola, buscando incentivar a relação do audiovisual com a educação pública, estimulando um cinema que fala sobre diversas realidades, através do olhar de crianças e jovens.

    Para que os filmes fiquem acessíveis ao grande público, a produtora resolveu disponibilizá-los de forma online e gratuita por tempo limitado. Ambos os filmes estão disponíveis no canal da Engenhoca Filmes no YouTube até o dia 10 de março.

    Além disso, através do site oficial do Cine Pagu, é possível que educadores e cineclubistas de todo o Brasil marquem sessões dos filmes. Basta acessar cinepagu.com.br e entrar na aba “marcar sessão”, que 72 horas antes da data agendada o responsável pela exibição irá receber os filmes para download acompanhados de um material de apoio para realização de sessões com crianças e jovens.

    Últimas