• Cineclube da Casa Stefan Zweig apresenta novo episódio de “Cantos dos Exilados” neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Casa Stefan Zweig exibe, neste sábado (13), às 15h, com entrada franca, mais um episódio da série “Canto dos Exilados”, que trata sobre os refugiados que vieram para o Brasil de 1933 a 1945 e suas contribuições para a ciência e as artes.

    O episódio deste sábado traz o perfil de Hans-Günther Flieg, que tinha 16 anos quando as perseguições antissemitas dos nazistas levaram sua família a migrar para São Paulo. Ele se tornou o fotógrafo da modernidade da metrópole, um “poeta do aço e do concreto”. Flieg nasceu em 1923. Também será exibida a trajetória de Jean Manzon, francês que trabalhou em O Cruzeiro, produziu e dirigiu 900 filmes documentários, e o austríaco Kurt Klagsbrunn, que deixou um acervo de milhares de fotografias.

    O documentário sobre os fotógrafos terá debate via zoom com o autor e diretor da série, Leonardo Dourado, e Claudio Partes, da Sociedade Petropolitana de Fotografia. O evento é uma homenagem ao jornalista Alberto Dines (1934-2018), fundador da Casa Stefan Zweig (CSZ) e apresentador da série Canto dos Exilados.

    Outros episódios serão exibidos ao longo do ano no Cineclube CSZ.

    Foto: Divulgação

    A Casa Stefan Zweig está localizada na Rua Gonçalves Dias, número 34, Valparaíso. A entrada é franca.

    Últimas