• Cineclube CSZ debate filme “Uma Joia entre as Montanhas” neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Com entrada gratuita, exibição do filme sobre o Acervo Cesar Nunes ainda terá apresentação de alguns equipamentos utilizados no cinema desde a década de 1940

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Acervo Cesar Nunes será apresentado ao público neste sábado (13), às 17h, no Cineclube Casa Stefan Zweig. Com entrada franca, a exibição do documentário “Uma Joia entre as Montanhas” (Brasil, 2014), de Alexandre Pena e Marcio Nunes, será seguida de debate com o diretor do filme, a cineasta e pesquisadora Aline Castella e Marcio Nunes, neto de Cesar Nunes, jornalista, montador, arquivista, herdeiro e mantenedor do acervo.

    O filme “Uma Joia entre as Montanhas” resgata imagens do acervo do jornalista, cinegrafista e cineclubista César Nunes. A obra apresenta material produzido ao longo de quase setenta anos.

    Foto: Divulgação

    O Acervo Cesar Nunes abrange mais de três décadas de história do Brasil com narração de Cid Moreira. A valiosa coleção documenta momentos marcantes da história do país, quando a capital ainda era o Rio de Janeiro, contendo desde cenas da posse de Castelo Branco até o retorno de Leonel Brizola do exílio, em 1979. O filme contrasta imagens de arquivo com cenas atuais da cidade de Petrópolis.

    A programação do projeto Cineclube Casa Stefan Zweig é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

    Sobre o projeto

    Desde 2013, o Cineclube Casa Stefan Zweig, exibe filmes inspirados na obra de Stefan Zweig e documentários, com sessões mensais sempre seguidas de debate com convidados. É um espaço de trocas e reflexão sobre diferentes temas sensíveis às comunidades petropolitanas como a cidade, direitos, combate ao racismo e à intolerância, literatura, artes visuais, psicanálise, música, história, sempre com entrada franca. Buscando valorizar a produção local e formar plateia de diferentes idades para as sessões do cineclube, a programação dessa proposta cultural conta com filmes realizados por pessoas que pensam a cidade, sua história, e a importância de alguns de seus personagens.

    Mais informações:
    Cineclube Casa Stefan Zweig– Uma joia entre as montanhas (Brasil, 2014)
    Quando: Sábado, 13/04
    Horário: 17h
    Onde: Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, 34
    Entrada franca.

    Últimas