Cine Teatro Imperial homenageia Cacá Diegues com sessões especiais neste mês
Com a proposta de valorizar as produções clássicas do cinema nacional, o Teatro Imperial realiza, neste mês de janeiro, duas edições do projeto “Cine Teatro Imperial”, homenageando o cineasta alagoano Cacá Diegues. As produções “Deus é Brasileiro” (2003) e “Chuvas de Verão” (1977) serão exibidas nos dias 23 e 30 de janeiro, respectivamente, a partir das 18h30. As sessões são gratuitas, e os lugares são disponibilizados por ordem de chegada.
Em “Deus é Brasileiro”, cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar férias, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para isso, precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Ele resolve então procurá-lo no Brasil, já que é um país tão religioso. Seu guia nessa busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos, eles rodam o Brasil em busca de um substituto ideal.
Já em “Chuvas de Verão”, Afonso (Jofre Soares), ao se aposentar, decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Em sua primeira semana de ócio, em um tórrido verão, ele se envolve com os problemas de sua filha, de seus amigos e de sua vizinhança, aprendendo com eles a viver novamente, quando até Isaura (Mirian Pires), sua vizinha de tantos anos, se transforma, iniciando com ele uma relação de amizade, amor e respeito.
Os longa-metragens foram escolhidos em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) que reúne um amplo acervo do cinema brasileiro. O projeto tem ainda o apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), sendo apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O Cine Teatro Imperial iniciou suas atividades em 2024, após a restauração de equipamentos e da sala de exibição em 35mm existente no Teatro Imperial, fechada há 20 anos, revitalizada através da Lei Paulo Gustavo em apoio aos Espaços do Audiovisual e também idealizada pela Natureza Produções, que administra o espaço. “A reabertura dessa sala representa mais do que o resgate de uma memória histórica e cultural do audiovisual; é um passo importante para devolver ao público o acesso à experiência única de assistir a filmes em 35mm”, afirma Sabrina Korgut, sócia-diretora da Natureza Produções.
Paulo Lopez, também sócio-diretor da Natureza Produções, destaca a relevância do projeto para a cidade: “Petrópolis tem uma ligação histórica com o cinema, sendo a primeira cidade do Brasil a exibir um filme nacional, em maio de 1897. Com o Cine Teatro Imperial, queremos reforçar essa tradição e oferecer ao público uma programação diversa, celebrando grandes títulos e nomes da cinematografia brasileira”.
O Teatro Imperial fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: