• Cine Teatro Imperial exibe “Deus é Brasileiro” em 35mm com visita guiada à cabine de projeção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • O evento, que acontece nesta sexta-feira, é gratuito e aberto ao público

    20/dez 08:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Ezio Philot

    Nesta sexta-feira (20), o Cine Teatro Imperial proporcionará uma experiência especial aos amantes do cinema: a exibição do clássico “Deus é Brasileiro” em película 35mm. O evento, que começa às 16h, é gratuito e inclui uma visita guiada à cabine de projeção, onde os participantes poderão conhecer os equipamentos restaurados por meio da Lei Paulo Gustavo.

    Dirigido por Cacá Diegues e estrelado por Antonio Fagundes, Wagner Moura e Paloma Duarte, o filme é uma obra-prima do cinema nacional, conhecido por sua abordagem leve e reflexiva da relação entre Deus e os humanos. Baseado no conto O Santo que Não Acreditava em Deus, de João Ubaldo Ribeiro, o longa-metragem, lançado em 2003, combina comédia e filosofia, sendo um marco na cinematografia brasileira.

    A exibição celebra a magia do formato clássico, alinhada ao compromisso do Teatro Imperial, sob a gestão da Natureza Produções, em democratizar o acesso ao espaço e valorizar o patrimônio audiovisual.

    Segundo os gestores, Sabrina Korgut e Paulo Lopez, iniciativas como essa reforçam a importância de resgatar a história do cinema. “É uma honra oferecer experiências que resgatam a magia do cinema clássico e aproximam o público da história do audiovisual.”

    Reconhecida como pioneira na exibição de filmes no Brasil, Petrópolis possui um rico legado cinematográfico. Entre os nomes marcantes está o cineasta petropolitano César Nunes, cujo neto, o projecionista Márcio Nunes, participa ativamente deste projeto, permitindo que o público mergulhe nos bastidores do cinema e reviva o impacto dos filmes em 35mm.

    Sobre o filme

    Lançado em 2003 e baseado no conto O Santo que Não Acreditava em Deus, de João Ubaldo Ribeiro, Deus é Brasileiro combina comédia e reflexões filosóficas para abordar, de forma leve e criativa, a relação entre Deus e os seres humanos. Com direção de Cacá Diegues, a obra permanece um marco na cinematografia nacional. O filme ganhará um spin-off, previsto para 2025. “Deus Ainda é Brasileiro” conta com direção de Cacá Diegues, produção da LC Barreto e com Antônio Fagundes no elenco. 

    Cine Teatro Imperial 

    Local: Rua General Osório 192 – Centro, Petrópolis
    Horário: Sexta-feira, 20 de dezembro, às 16h
    Entrada gratuita

    Últimas