• ‘Cine Caravana do Sonho’ leva exibições gratuitas para Paty do Alferes neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/jul 14:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Uma caravana cultural com cinema itinerante, o “Cine Caravana do Sonho”, está no Vale do Café, com sua Kombi Estrela, para espalhar cultura acessível e gratuita durante o período de férias escolares. Com a exibição pública do longa-metragem Tainá – a origem, dirigido por Rosane Svartman, o projeto chega neste domingo (21), em Paty do Alferes.

    Projeto do grupo teatral Gira Cia Andante, o Cine Caravana do Sonho já passou pelas cidades de Paulo de Frontin; Conservatória; Mendes, Vassouras e Rio das Flores, Paraíba, Paraíba do Sul e Miguel Pereira; com incentivo do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Ao final da circulação, oficinas de produção cultural para criação de projetos itinerantes serão oferecidas nos formatos presencial e online.

    Sobre o projeto

    A Caravana do Sonho é um projeto contínuo do grupo teatral Gira Cia Andante realizado desde 2018. Já atuou em mais de 30 cidades, com um público total de mais de 8 mil espectadores. Tem como proposta a democratização de produtos culturais, para pessoas de todos os lugares: das pequenas, médias e grandes cidades; comunidades rurais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, dentre outras. Todas as atividades da Caravana do Sonho são oferecidas gratuitamente em espaços públicos e/ou comunitários – circulação que acontece com a Kombi Estrela, que é a Sede Itinerante da Gira Cia Andante. Dessa forma, a Kombi Estrela transforma o espaço público em um ambiente cultural, aberto e democrático.

    Sinopse do filme

    Tainá – a origem é um filme para toda a família, que passa uma mensagem de amor e respeito ao meio ambiente e aos seus ecossistemas, a partir das aventuras da menina indígena Tainá, que abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore, ainda bebê, é salva pelo velho e solitário Pajé Tigê, que passa a cuidar dela. Cinco anos depois, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda o mistério de sua própria origem. O longa-metragem de Rosane Svartman, tem roteiro de Claudia Levay e conta em seu elenco com a menina Wiranu Tembé (Tainá), Nuno Leal Maia (Vô Teodoro), Gracindo Junior (Vô Tigê), Beatriz Noskoski (Laurinha), Igor Ozzy (Gobí), Mayara Bentes (Maya), Guilherme Berenguer (Vitor), Laila Zaid (Luna), Leon Góes (Bu) e fidelis Barros (Cacique).

    Últimas