• Cinco quebras por dia e 2 mil viagens perdidas por mês: os dados que fizeram juiz “castigar” Turp

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/set 04:27
    Por Les Partisans

    A CPTrans finalmente publicou o Relatório Mensal de Operações de julho, evidenciando as razões que levaram o juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Martins, a impor um reajuste menor na tarifa da Turp em comparação com as empresas Cidade Real e Cidade das Hortênsias. O juiz solicitou um relatório detalhado de toda a operação de 2025, e os dados demonstram que a empresa que atende parte do Quitandinha e os distritos de fato se destaca negativamente das demais em termos de eficiência operacional. Houve 1.590 viagens canceladas por falha mecânica da Turp, uma média de cinco ônibus avariados diariamente. Os contratempos com a empresa correspondem a 80,12% do total de problemas do sistema.

    Paralisações elevaram o número de viagens perdidas

    Em julho, o sistema de transporte de Petrópolis teve a perda de 6.484 viagens, o que representa 5,6% do total da operação. Esse aumento considerável é atribuído principalmente a três paralisações de rodoviários da Turp por falta de pagamento. Essas paralisações resultaram na perda de um número elevado de viagens: 353 no dia 8, 1.400 no dia 22 (uma paralisação de um dia inteiro) e 475,5 no dia 23. A Turp, por si só, foi responsável por 5.412 viagens perdidas no mês, uma média de 174 por dia. A irregularidade do transporte é uma das principais queixas dos usuários. Embora as companhias aleguem fatores como congestionamentos e estacionamento irregular, o problema com a Turp é bem mais grave.

    Onde estiver, estarei

    Você, caro contribuinte, acha bom fiscalizar sobre o que a Defesa Civil fez nos últimos quatro meses para evitar queimadas ou preparar a cidade contra as chuvas? Nos vereadores aparentemente discordam. A gente não sabe se as agendas de rua na noite de quinta-feira eram tão importantes assim ou se era só a concorrência com o jogo do Flamengo mesmo, mas só dois parlamentares e um chefe de gabinete estiveram presentes. Cheira a descaso. E é.

    Eu sozinho

    Foi curioso o fato de o secretário Guilherme Moraes, ter ido sozinho para a audiência, em meio aos boatos da rádio-peão de que há alguns atritos na equipe. Não existe um padrão para isso, mas na prestação de contas de outras secretarias, como a Saúde, vai o time completo, até para dirimir dúvidas mais técnicas e específicas que às vezes o secretário não tem domínio nas suas miudezas.

    A batalha e a guerra

    É de se comemorar e muito a conquista de R$ 70 milhões, anunciada pelo prefeito Hingo Hammes e pelo secretário Fred Procópio, para obras de contenção no PAC Seleções. Agora, começa uma outra etapa do trabalho, que é sempre árduo: garantir que esses recursos sejam de fato cheguem e as obras tenham início. E uma grande batalha é evitar o entra-e-sai no CAUC, o SPC das Prefeituras. Como Partisans vem relatando, esse é um filho feio com vários pais, um problema quase crônico de Petrópolis.

    Alegria de pobre dura pouco

    Um Partisans que olha com lupa o Diário Oficial do Estado ficou todo pimpão ao ver que a Secretaria de Fazenda atendeu parcialmente a uma contestação feita pela Prefeitura de Petrópolis sobre a publicação do Índice de Participação do Município, o IPM, que influi no cálculo do ICMS. Mas desanimou logo depois: 30 Prefeituras também questionaram e tiveram recursos aceitos parcialmente. Ou seja: é praxe entre municípios que contam cada centavo e tá longe de ser a tão sonhada solução que depende da canetada de Cláudio Castro.

    Vai que cola

    Os organizadores da Flipetrópolis seguem na linha de fazer uma “doce” estratégia de pressionar poder público e possíveis interessados em patrocinar a feira literária: sair anunciando novidades, atrações e homenagens, mesmo que a realização do evento ainda não esteja garantido. A data prevista é entre os dias 26 e 30 de novembro mas, até agora, só foi garantido um terço do valor necessário para que a festa aconteça: a GE Celma garantiu patrocínio, via Lei Rouanet.

    Música e gastronomia

    E Petrópolis ganha a partir de hoje um evento que promete ser um sucesso: o Bossa & Sabores, que reúne dez bares, cinco restaurantes com pratos da alta gastronomia e grandes nomes da música. A estrutura que está sendo montada na Avenida Tiradentes e na Praça Princesa Isabel tem impressionado quem passa por ali. Coisa de primeira. A abertura será hoje, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e Leila Pinheiro, a partir das 19h.

    Água na pinga

    E na hora em que políticos sem mandato mais à esquerda já estavam até com o currículo impresso e pronto para enviar para Eduardo Paes… Deu treta. Primeiro foi a frase “mexeu com Silas Malafaia, mexeu comigo”. Depois, Valdemar Costa Neto (aquele), presidente do PL, diz que “o nosso pessoal gosta de Paes”. Resultado: alguns nomes do PT, como Marcelo Freixo, já ameaçam costear o alambrado, dizendo que “a eleição de Lula é mais importante que a de Paes”.

    A Fazenda Vira-Mundo, no Brejal, vai realizar o evento Casa de Cultura amanhã (20). A programação vai de 12h às 18h e terá diversas atividades, como a Exposição MACLI de Gravuras da Mostra de Artes Contemporânea em Literatura Infantil, feirinha com comidas e bebidas locais, brincadeiras e visitação à fazenda. A Fazenda Vira-Mundo fica na Estrada do Brejal, 1.500.

    Contagem

    Estamos há 2 anos, 4 meses e 12 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas