• Cinco espetáculos são selecionados para 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis; apresentações começam no próximo fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/01/2023 11:20
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Os cinco espetáculos da 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis já foram selecionados e o público poderá conferir os trabalhos a partir do próximo fim de semana. A Sala de Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, será palco da programação gratuita que começa na próxima sexta-feira (20) e segue no sábado (21), domingo (22) e continua no fim de semana seguinte, nos dias 27, 28, com encerramento no dia 29 de janeiro. As apresentações que acontecem às sextas e sábados serão às 20h e aos domingos, às 18h.

    Entre os selecionados estão os espetáculos Independência?!, do FETEPE, que abre as apresentações no dia 20; Velho Circo Novo Mundo, dos Palhastônicos, que estará em cartaz no dia 21; e a produção Amigo Imaginário, com Laércio Motta, poderá ser conferida no domingo (22). No segundo fim de semana de apresentações, o público poderá conferir o espetáculo Raízes, do Coletivo Denegrindo, no dia 27; e Contando o Brasil, do grupo Café pra 4, no dia 28.

    Ao final de cada apresentação será realizado um bate-papo com o elenco e demais artistas com trabalhos selecionados na Mostra. O encerramento, com a entrega dos troféus, será no dia 29 de janeiro, quando também haverá show com João Pedro Gomes e Mayara Ferreira, às 18h.

    Todos os espetáculos serão filmados e ficarão exibidos em plataforma on-line para que possam ficar registrados e serem acessados posteriormente. A seleção dos trabalhos, feita por equipe curadora, levou em consideração a qualidade artística dos trabalhos inscritos. Todos os classificados serão premiados com o valor de R$ 4 mil e um troféu, feito exclusivamente para esta edição pela artista plástica Flávia Miranda.

    Mostra teve grande número de inscritos nesta edição

    A Mostra de Teatro, promovida com recursos do Edital Retomada Cultural RJ2 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, teve nesta edição 65 espetáculos inscritos, entre produções infantis e adultas. “Tivemos excelentes trabalhos inscritos, foi muito difícil selecionar apenas cinco. A Mostra vem se consolidando e é esse nosso objetivo, movimentar cada vez mais a atividade artística da cidade e prestigiar as produções locais”, destacou a atriz e produtora do evento, Simone Gonçalves, do Grupo Teatral Povo do Cafundó,

    A organização da Mostra destaca o aumento do número de inscritos deste ano, em comparação com a edição anterior. Em 2021, foram 23 inscritos. “Este ano tivemos uma grande procura até mesmo com inscrições de produções de outras regiões. Ficamos muito felizes em ver o interesse, mas reforçamos que a Mostra tem como principal característica de contemplar artistas de Petrópolis”, reforçou o produtor Sandro Rabello

    Programação (também disponível no site da 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis)

    • Dia 20/1 – às 20h

    Espetáculo: Independência?!, do FETEPE

    Autor e diretor: Sylvio Costa Filho

    Elenco: Andrea Brisson, Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Felipe Marques, Regina Guimarães

    Músico convidado: Paulo Peçanha

    Sinopse: Um espetáculo teatral que retrata os fatos históricos relevantes do Bicentenário da Independência do Brasil, contextualizados com a história de Petrópolis, cuja fundação está intimamente ligada a D. Pedro I.

    • Dia 21/1 – às 20h

    Espetáculo: Velho Circo Novo Mundo, dos Palhastônicos 

    Autor: Madson José Carvalho

    Diretor:  Direção coletiva

    Elenco: Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Léo Gaviole e Madson José

    Sinopse: Três palhaços (Cacareco, Mortandela e Tonico) e uma palhaça (Flotulência) trazem ao picadeiro um espetáculo inspirado em antigos clássicos da poesia, literatura, teatro e cultura popular. A produção utiliza as linguagens do teatro, do circo, da palhaçaria, da música, da dança e da cultura popular brasileira.

    • Dia 22/1 – às 18h

    Espetáculo: Amigo imaginário, com Laércio Motta

    Autoria, direção e encenação: Laércio Motta 

    Sinopse: A produção solo é desdobramento da peça virtual Tempos Verbais de 2021 e gira em torno do personagem Peterson, que ao perder seu amigo imaginário decide ser médico e passa a se dedicar a cura das dores imaginárias e desenvolve um método para combater a solidão.

    • Dia 27/1 – às 20h

    Espetáculo: Raízes, do Coletivo Denegrindo

    Autor: Soninha Maracanã, Yuri Mendes, Nicole Pinheiro e Topre

    Diretor: Yuri Mendes e Soninha Maracanã

    Cenário e Figurino: Soninha Maracanã

    Elenco: Ariel Barbosa, Cleo Fernandes, Leandra Lima, Matheus Teles, Matheus Almeida, Maicon Vianna, Nicole Pinheiro, Soninha Maracanã, Sulamita Costa, Topre, Yuri Mendes e Yago Carvalho.

    Sinopse: Criado por artistas negros de Petrópolis, o espetáculo tem como objetivo aprofundar o debate racial na cena artística local e enaltecer a cultura afro-brasileira produzida na cidade. O coletivo põe em cena histórias, cantos e saberes ancestrais que são constantemente apagados da nossa história “oficial”, mas que resistem através do tempo, como movimentos de orixás, itãs, cantos vissungos e samba de roda.

    • Dia 28/1 – às 20h

    Espetáculo: Contando o Brasil, do grupo Café pra 4

    Autor: Gabriel Candido

    Diretor:  Fred Justen

    Elenco: Felipe Marques, Gabriel Candido, Matheus Teles e Jonas Raibolt.

    Sinopse: O espetáculo propõe um resgate ao folclore brasileiro, conduzido por um grupo de artistas saltimbancos que contam lendas do folclore brasileiro usando música, acrobacias, palhaçaria e outros elementos circenses. Com intenção de divulgar a cultura popular e transmitir a mensagem de preservação ambiental, tão presente nos povos nativos brasileiros.

    • Dia 29/1 – às 18h

    Premiação e show de encerramento “Clássicos do Samba e MPB”, com João Pedro Gomes e Mayara Ferreira: O show apresenta um repertório que passeia por várias vertentes da música popular brasileira. De Cartola até Nelson Cavaquinho, passando por Gilberto Gil e Milton Nascimento.

    Últimas