• Cinco anos após fim das charretes por tração animal, novo modelo ainda não está em circulação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Veículos elétricos substituiriam as chamadas Vitórias

    25/maio 08:54
    Por Maria Julia Souza

    Em 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou, por unanimidade, o resultado definitivo do plebiscito que colocou fim ao passeio turístico de charretes puxadas por tração animal em Petrópolis. O decreto proibindo a atividade foi publicado no Diário Oficial do município um mês após a homologação do plebiscito. Dois anos depois, em 2021, entrariam em circulação os veículos elétricos que substituiriam as chamadas “Vitórias”. No entanto, três anos depois elas ainda não estão em circulação.

    O plebiscito que colocou fim aos passeios turísticos com tração animal foi realizado em outubro de 2018 e, na época, a decisão pelo fim do serviço gerou impasse entre as frentes a favor e contra.

    Após a homologação do plebiscito, um chamamento público foi aberto pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para a contratação do serviço de passeio turístico que iria substituir o oferecido pelas charretes com tração animal. Na ocasião, 12 empresas se cadastraram para o teste de operação do serviço.

    Na sequência, testes com veículos que poderiam substituir as Vitórias começaram a ser realizados na cidade e diferentes alternativas foram testadas, até os veículos elétricos serem definidos como os substitutos.

    Charrete elétrica.
    Foto: Divulgação

    Leia Também: Charretes elétricas para passeios turísticos entram em operação definitiva em novembro

    O novo modal escolhido começaria a circular pelas ruas do Centro Histórico em novembro de 2021, três anos após o plebiscito que decretou o fim da modalidade com tração animal, e no primeiro momento, estaria funcionando às sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h. No entanto, três anos depois, o serviço ainda não é visto em circulação na cidade.

    Procurada, a Prefeitura não respondeu o motivo do serviço ainda não estar em circulação e se existe um novo planejamento para que as charretes elétricas circulem pelas ruas do Centro Histórico.

    Últimas