• CIMTB Michelin: Chileno Martin Vidaurre, atual campeão mundial sub-23, vence o XCO em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2022 09:06
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O dia decisivo da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike foi marcado por muita emoção no São José Bike Club, no Vale do Cuiabá. Com bastante chuva e lama, os ciclistas percorreram o circuito de 4,5 km com força e dedicação. Às 14h, os competidores da super elite masculina foram para a pista para concorrer pelo título do XCO, o Cross Country Olímpico. O primeiro lugar foi do chileno Martin Vidaurre Kossmann, em segundo ficou o romeno Vlad Dascalu e o terceiro lugar no pódio foi ocupado pelo suíço Thomas Litscher, o campeão do Short Track (XCC) no dia anterior.  

    Com 22 anos, o chileno Martin Vidaurre já esteve presente nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, e garantiu a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2019, além de ser presença constante nas etapas da CIMTB Michelin. Na competição do XCO da Super Elite, o ciclista completou a corrida em 1h27min47 e vibrou com sua conquista. Vlad Dascalu terminou pouco mais de um minuto após o campeão.

    “Sempre gostei de correr no Brasil, pela sua gente e pelos circuitos, que na CIMTB Michelin são sempre muito bons. Fiquei feliz de vir aqui, de poder competir. E, nada melhor do que vencer a prova”, comemorou o chileno. “O circuito é excelente. A organização fez um ótimo trabalho. Foi um espetáculo nossa corrida. Aproveito para convidar a todos para virem no próximo fim de semana, porque vamos competir com força total”, completou o atleta da sub-23, que competirá na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike no próximo sábado (9).

    O vice-campeão, Vlad Dascalu, disse que essa foi uma das suas corridas favoritas. “Eu aproveitei muito durante essa corrida, as condições não estavam boas, mas foi muito legal”, concluiu Vlad.  

    O primeiro lugar da XCC, Thomas Litscher, falou do clima que predominou na cidade hoje e das condições que teve que enfrentar na prova deste domingo (4). “Hoje estava muito quente e as condições estavam difíceis, mas estou feliz porque estive entre os mais rápidos da prova”, disse o suíço. O top 5 teve ainda Maxime Marotte e Jordan Sarrou, ambos da França.

    Melhores brasileiros na prova

    O primeiro brasileiro a finalizar a disputa do XCO foi Luiz Cocuzzi, que largou na terceira fila, ocupou o top 3 da prova, porém teve um pneu furado a duas voltas do fim. O paulistano concluiu a prova em 1h32min51 e afirmou que essa foi a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike mais dura que participou: “Eu estou muito feliz com o meu desempenho, a cada dia venho melhorando. Fiz junto com o meu treinador Cadu Polazzo e com a minha equipe, uma base de treinos muito forte e a cada prova que eu participo o ritmo está melhor. Com certeza, farei uma grande prova na Copa do Mundo, esse é o grande objetivo”, comentou confiante Cocuzzi, 14º lugar. Ulan Galinski, em 16º, Gustavo Xavier, em 22º, Edson Rezende, em 36º, e Kennedi Sampaio, em 38º, foram os melhores brasileiros da super elite masculina.

    Top 10 do XCO – Super Elite Masculina

    1 – Martin Vidaurre (CHI) – 1h27min47  
    2 – Vlad Dascalu (ROM) – 1h29min
    3 – Thomas Listcher (SUI) – 1h29min16
    4 – Maxime Marrote (FRA) – 1h29min28
    5 – Jordan Sarrou (FRA) – 1h29min41
    6 – Daivid Valero (ESP) – 1h29min42  
    7 – Leandre Bouchard (CAN) – 1h30min22  
    8 – Julian Schelb (ALE) – 1h30min54  
    9 – Ondrei Cink (CZE) – 1h31min19  
    10 – Camilo Gomez (COL) – 1h31min33

    Últimas