• Ciep Santos Dumont, no Independência, terá abertura de matrícula ainda neste ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Escola terá ensino intercultural a partir do 6° ano

    09/11/2023 10:19
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Em vistoria às obras realizadas pelo Estado no Ciep Santos Dumont na tarde desta quarta-feira (08) os secretários de Estado de Educação, Roberta Barreto e de Governo, Bernardo Rossi, anunciaram aos moradores do Independência, que a escola será reaberta pelo Governo do Estado no início do ano que vem. O Ciep terá funcionamento em tempo integral e ensino intercultural de Alemão para estudantes do ensino Fundamental II e Médio.

    As obras estão sendo concluídas para que a unidade volte a atender à comunidade com o novo modelo de ensino bilíngue, já no início do ano. As matrículas serão abertas ainda este mês.

    A definição das turmas foi feita a partir de um levantamento da Seduc, que identificou carência a partir do Ensino Fundamental II na região. A secretária, Roberta Barreto, destacou a importância do modelo bilíngue para a cidade. “Petrópolis tem na sua origem a colonização alemã e receberá nossa primeira escola bilíngue Brasil-Alemanha”, ressaltando ainda que as turmas serão abertas a partir do 6º ano.

    “Reabrir este Ciep é muito importante para os moradores. Temos uma quantidade muito grande de crianças e jovens que moram no Independência. Mais da metade deles hoje precisam sair do bairro para continuar os estudos em outras escolas”, assinala Adão Moreira Pena, que mora no Independência há 55 anos.

    O curso intercultural Brasil-Alemanha, é realizado em convênio com o Consulado da Alemanha.

    “Importante explicarmos que trata-se de uma escola bilíngue, ou seja, os alunos terão todas as disciplinas normais – português, matemática, geografia, enfim, todas do ensino tradicional – e mais uma carga horária do idioma alemão”, assinala Bernardo.

    Inicialmente o Ciep Santos Dumont terá quatro turmas: duas turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, e duas do 1º ano do ensino Médio. A previsão e de que inicialmente 150 vagas sejam disponibilizadas, considerando as quatro turmas. As matrículas serão abertas pela Secretaria de Estado de Educação ainda em novembro.

    Últimas