• Ciep Santos Dumont, há seis anos fechado, será reaberto apenas em 2024

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Municipalizado em 2017, a estrutura tem capacidade para atender 500 alunos nos dois turnos 

    26/09/2023 18:19
    Por Maria Julia Souza

    O Ciep Santos Dumont, localizado na Rua Prefeito Yedo Fiuza, no Independência, teve as obras iniciadas em junho deste ano, seis anos após ser municipalizado e ser fechado, mas só deve ser reaberto no início do ano que vem, quando completa sete anos sem uso. No início da reforma, a Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado anunciaram que a unidade será reaberta em uma parceria entre ambos, com o estado assumindo o Ensino Médio e o município abrindo turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. 

    Em julho deste ano, o governo estadual anunciou que a unidade irá receber o primeiro colégio estadual intercultural Brasil-Alemanha da Região Serrana do Rio. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que as atividades ainda estão em desenvolvimento, mas disse que “o programa inclui o ensino de alemão na grade curricular em horário integral e fornece uma base para o intercâmbio e para oportunidades de qualificação que promovam a competência intercultural”.

    O prédio chegou a abrigar, entre junho de 2019 e fevereiro de 2020, alunos da Escola Municipal Jandira Bordignon, enquanto as obras da unidade educacional eram finalizadas. Depois disso, passou a servir como depósito da Secretaria de Educação, até março de 2022, quando foi limpo para receber os desabrigados das chuvas do ano passado. 

    Últimas